Fórum debate estratégias de fortalecimento pós-catástrofe para o Estado

Eng. Nanci apresenta o Programa Reconstruir do CREA gaúcho. Créditos: Arquivo CREA-RS

Garibaldi recebeu no último sábado (22), o Fórum de Competitividade e Reconstrução do Rio Grande do Sul, reunindo prefeitos, autoridades estaduais, além de representantes de entidades e empresários dos municípios de Garibaldi e Bento Gonçalves.

A ação, desenvolvida pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e o Grupo de Líderes Empresariais (LIDE Rio Grande do Sul), buscou promover o debate a respeito das alternativas que deverão ser tomadas para a reconstrução do Rio Grande do Sul, especialmente no âmbito de políticas públicas para o fortalecimento dos setores afetados pelas condições climáticas extremas registradas no Estado.

Na ocasião, Luiz Fernando Rodrigues, Secretário de Turismo do Governo do RS, afirmou que “a reconstrução do Rio Grande do Sul passa por essa comunhão de esforços envolvendo turismo, eventos e na parceria público/privada".

O embaixador do CLP no Rio Grande do Sul e presidente do Conselho do LIDE RS, empresário Eduardo Fernandez, afirmou que “apesar do sofrimento dos gaúchos com as enchentes em maio, precisamos dar uma virada de chave. É momento de mostrar que estamos reconstruindo e prontos para fazer novos negócios.”

A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, apresentou as ações implementadas pelo regional, com destaque para o Programa Reconstruir que tem apoiado os municípios com a atuação do grupo de profissionais voluntários nas atividades técnicas de levantamento, vistoria e laudos. "Até o momento já ocorreram quatro ações nos municípios de Sinimbu, Venâncio Aires - Distrito de Vila Mariante, Vale do Sol e Putinga, com a entrega de mais de 600 laudos, representando uma economia de mais de R$ 300 mil para os municípios e estados", destaca a Nanci.

Além disso, o CREA-RS, com apoio do Confea, instituiu a ART Humanitária, sem custo aos profissionais voluntários. Essa Anotação de Responsabilidade Técnica atesta a prestação de serviços por profissionais habilitados, servindo como um contrato entre as partes, no entanto neste caso sem cobrança.

O evento ainda contou com as participações de Carla Marinho, Head de Relações Governamentais e Competitividade do CLP, Fabiano Dallazen, Diretor na Aegea Saneamento e Participações S.A, Pedro Capeluppi, Secretário da Reconstrução e de Parcerias e Concessões do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Samanta Takimi, Diretora-Presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e demais autoridades da região.