Programa Mulher celebra Dia Internacional das Mulheres na Engenharia

Integrantes do Comitê Gestor do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua. Créditos: Arquivo CONFEA

O Programa Mulher foi instituído no Confea em setembro de 2019 e já está em pleno funcionamento nos 27 Conselhos Regionais. O objetivo é ampliar o protagonismo das mulheres no Sistema Confea/Crea, estimulando a presença feminina em cargos de liderança e alta gestão. Como parte das ações de 2024, será realizado um evento especial em alusão ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, na próxima terça-feira (25/6), no Windsor Brasília Hotel.

“Esse ano, o Programa Mulher fez um plano de trabalho com várias ações voltadas para a sensibilização e a valorização das mulheres. Esse evento contará, na abertura, com as participações do presidente do Confea, eng. Vinicius Marchese; do presidente da ABNT, Mário Esper; da presidente do Instituto Nós por Elas, advogada Natalie Alves; da deputada federal e a Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea eng. Marussa Boldrin; da vice-presidente de Responsabilidade Social da CBIC, Ana Cláudia Gomes; e da representante do plenário do Confea no Comitê Gestor do Programa Mulher, eng. Carmen Petraglia”, comenta a analista Kaori Akagi, da gerência de Relações Institucionais e Inteligência (GRI), informando que coordenadoras dos programas Mulher de Brasília e de todo o país também participarão do evento.

Após a palestra da presidente do Instituto Nós Por Elas sobre “Programas, ações, projetos e atividades de valorização das mulheres”, haverá um painel reunindo o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário Esper; além de Natalie Alves e da empresária, modelo, ativista e embaixadora do Instituto Nós Por Elas, Luiza Brunet, em participação remota. O painel marcará o lançamento da cartilha ABNT PR 1019/2023 – “Boas práticas no combate à violência contra as mulheres”. Na sequência, a programação do evento trará uma palestra da ex-deputada federal e atual secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Estado do Paraná, eng. Leandre Dal Ponte, com o tema “Como ser mulher na Engenharia: desde os desafios enfrentados até as conquistas”.

Segundo Kaori, o calendário de reuniões do Comitê Gestor do Programa Mulher, aprovado pelo conselho diretor, prevê quatro reuniões ordinárias por ano, permitindo um acompanhamento contínuo das ações e projetos desenvolvidos. “Na última reunião, foi discutida uma forma de apoiar as mulheres que foram atingidas pelas enchentes do Rio Grande do Sul, destacando a importância da solidariedade e do apoio entre as participantes do Sistema”, acrescenta.

Coordenado pelo presidente Vinicius Marchese, o Comitê Gestor é formado ainda pela presidente do Crea-MS, eng. Vânia Mello; pela representante das coordenadorias de câmaras especializadas Kátia Lemos; pela representante do Colégio de Entidades Nacionais, Elaine Santana; pela representante da Mútua, eng. Andréa Brondani; pela assessora do gabinete do Confea, eng. Poliana Krüger, e pela gerente de Relações Institucionais e Inteligência (GRI), Mônica Lannes.

Mônica destaca que durante a 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), a ser realizada de 7 a 10 de outubro, em Salvador, o painel do Programa Mulher, será seguido por uma tarde de mesas redondas e bate-papos voltados para o fortalecimento do programa. “As palestrantes masters Nina Silva e Carolina Guinar já foram contatadas”, diz a gerente, que atua na ausência da conselheira federal eng. Carmen Petraglia.

O Programa Mulher promove a equidade de gênero e atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) n° 05 da Agenda 2030 da ONU. “Com ações concretas e a participação ativa de lideranças femininas, estão previstas outras ações específicas para valorizar e estimular a participação feminina no desenvolvimento do país e na construção de um Sistema mais igualitário”, considera Mônica Lannes.

Kennedy Cruz
Estagiário de Jornalismo do Confea