Notícia

Audiência pública debate situação do Aeroporto Salgado Filho


Leonardo Lamachia e Eng. Civ. Nelson Moussalle . Créditos: Arquivo CREA-RS

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Estado do Rio Grande do Sul (OAB/RS), realizou uma audiência pública na tarde desta segunda-feira (17/06), reunindo especialistas, autoridades e membros da sociedade civil para discutir a situação atual do Aeroporto Internacional Salgado Filho, cujas operações estão suspensas desde 30 de abril.

O objetivo foi propor soluções emergenciais para a retomada urgente do aeródromo. “Compreendemos as dificuldades. Sabemos que tudo deve primar pela segurança jurídica e técnica, pois estamos falando de normas rígidas que regulam o setor da aviação, mas não podemos mais esperar”, afirmou o advogado Leonardo Lamachia, presidente da OAB/RS, em seu discurso de abertura.


Representando a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, o Eng. Civ. Nelson Moussalle, chefe de gabinete do Conselho gaúcho, sublinhou em sua fala que a condição da pista é o fator determinante para a reabertura do aeroporto. “Queremos a engenharia trabalhando nesta reconstrução. A pista é o agente de segurança dos voos, portanto, estamos aqui para colocar a engenharia à disposição deste trabalho de recuperação”, afirmou Moussalle, evidenciando também a ação de voluntariado comandada pelo CREA-RS, que já somou mais de 2,5 mil profissionais credenciados e 650 vistorias técnicas realizadas.

Participando remotamente, Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, representou o Governo Federal durante o encontro e anunciou que uma reunião iminente com a diretoria mundial da Fraport, concessionária do Aeroporto de Porto Alegre, para definir medidas a serem adotadas deve ser realizada ainda nesta terça-feira (18/06). Ressaltou ainda a importância da avaliação das condições da pista, enfatizando prazos cruciais para a empresa.

Em comunicado endereçado à presidência da Ordem gaúcha, a Fraport comunicou que está colaborando com o Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nas ações de recuperação do aeroporto. Já foram concluídas a limpeza do Terminal de Passageiros, acessos viários, pista de pouso e decolagem, bem como dos Taxiways.

As amostras de solo e asfalto da pista estão sendo analisadas por três laboratórios distintos, com previsão de resultados em 45 dias. Ou seja, até a primeira quinzena de julho. Testes não destrutivos também estão em andamento. A empresa destaca que somente após esses resultados será possível definir as intervenções necessárias na pista, considerada o fator crítico para a retomada das operações aeroportuárias.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: