CREA-RS integra Conselho do Plano Rio Grande

Em solenidade realizada na tarde de quinta-feira (13/06), no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, a presidente do CREA-RS,  Eng. Amb. Nanci Walter, tomou posse como membro do Conselho do Plano Rio Grande — Programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul — representando os profissionais das áreas técnicas.

O Fórum, estabelecido pelo Decreto 57.647, é composto por diversas entidades e movimentos sociais, lideranças empresariais, ex-governadores e pessoas afetadas pelas enchentes, com a presidência do vice-governador, Gabriel Souza. O propósito do grupo é receber demandas relacionadas à recuperação do Estado, avaliar e monitorar problemas, além de propor soluções para enfrentar eventos climáticos extremos.

“O Conselho reúne diversas entidades e movimentos porque, em uma democracia, é essencial que tenhamos canais de interação organizados para que possamos colocar todos na mesma página. Esse fórum será um espaço para que a interação ocorra de forma efetiva, propondo medidas importantes que nos ajudarão a atender os objetivos do Estado”, afirmou o governador.

A presidente Nanci também aproveitou o encontro para entregar um ofício assinado pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Eng. Telecom. Vinícius Marchese, e pelos presidentes dos 27 CREAs, propondo uma cooperação técnica com o Governo do Estado para envolver os profissionais do Sistema Confea/CREA em medidas de enfrentamento à calamidade pública e recuperação do RS, incluindo infraestrutura, saneamento, meio ambiente, energia e agricultura.

"Aqui também destacamos as ações realizadas por nossa equipe de engenheiros(as) voluntários(as) nos municípios afetados pela enchente, por meio da campanha Reconstruir RS”, ressaltou a presidente ao governador Eduardo Leite, que reconheceu a mobilização do Conselho gaúcho e a importância dos nossos profissionais nesta fase de retomada. “Também queremos agradecer a inclusão do CREA-RS no Conselho e estamos prontos para colaborar com todos os gaúchos", concluiu Nanci.