CREA-RS busca apoio da ALRS nas ações de reconstrução do Estado

Eng. Nanci agradece a outorga da Medalha Mérito Farroupilha ao CREA-RS pelos 90 anos. Créditos: Arquivo CREA-RS

Buscar o apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul ao programa Reconstruir RS foi o objetivo da presidente CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, em visita ao presidente da Casa, deputado Adolfo Brito (PP), na manhã desta segunda-feira (17). Também participou do encontro o assessor parlamentar do Conselho, Émerson Corrêa.

“O parlamento gaúcho e o CREA-RS são essenciais nessa retomada do Estado”, destacou o deputado Brito durante o encontro, onde a presidente Eng. Amb. Nanci Walter explicou o protocolo de trabalho dos voluntários do Conselho, cadastrados por meio de formulário criado ainda na primeira quinzena de maio e que já conta com mais de dois mil e quinhentos profissionais de todo o Brasil.

“Toda a população está acompanhando a participação dos nossos profissionais que estão indo aos municípios mais atingidos por esta catástrofe climática e colocando seu tempo e conhecimento à disposição das prefeituras, que nos acionam por meio de ofício”, explicou a presidente Nanci.

Em três ações de campo, já foram emitidos mais de 550 laudos de habitações, pontes e vias dos municípios do Venâncio Aires, Sinimbu e Vale do Sol. “Por meio destes dados, os prefeitos conseguem mensurar quantas casa foram afetadas, se aquelas casas têm condições de ser habitadas ou não, e assim eles quantificam a questão do aluguel social, da necessidade do remanejo de bairros ou não. Enfim, consegue se repensar ações para termos cidades mais resilientes num futuro próximo. ”

A presidente destacou, ainda, o mutirão marcado para a primeira semana de julho, quando mais de 300 profissionais, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, atuarão em uma grande mobilização para realizar vistorias nos municípios de Canoas e São Leopoldo, na Grande Porto Alegre. De acordo com Nanci, a expectativa é de realizar em torno de 70 mil laudos em Canoas e 35 mil em São Leopoldo.

Por fim, reforçou a importância dos poderes municipais valorizarem e derem crédito aos profissionais das engenharias, agronomia e geociências em suas políticas públicas e tomadas de decisão. “Estamos pagando um preço muito caro por ir contrário àquilo que se orienta tecnicamente. Então, estou tendo a oportunidade de acompanhar as equipes e dizer isto pessoalmente aos prefeitos para que a gente contribua com uma nova ocupação do nosso território. ”

A reunião teve como pauta, ainda, a definição da data que se realizará a entrega da outorga da medalha Mérito Farroupilha pela Assembleia ao CREA-RS, marcado para o dia 11 de dezembro, quando se comemora do Dia do Engenheiro.