CREA-RS, SEHAB E CAU/RS alinham estratégias para contribuir com o Plano Rio Grande do Governo do Estado

Um Termo de Cooperação conjunto deve ser formalizado nos próximos dias para viabilizar a abertura de um edital aos profissionais das áreas técnicas

A convite da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária do Rio Grande do Sul (SEHAB), o CREA-RS e o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) participaram, na terça-feira (11/06), de uma reunião no Centro Administrativo de Contingência, em Porto Alegre. O encontro teve como objetivo discutir estratégias e diretrizes relacionadas ao Plano Rio Grande, iniciativa do Governo do Estado.

Na ocasião, o secretário adjunto, Tenente Coronel Roger Vasconcellos, representando o secretário titular da pasta Carlos Gomes, ressaltou a importância de estabelecer um Termo de Cooperação conjunto com os Conselhos, visando a formalização da abertura de um edital de cadastramento, permitindo que profissionais das áreas de engenharia e arquitetura se inscrevam para colaborar com conhecimentos técnicos na reconstrução do RS.

Inicialmente, o documento contemplará as demandas que envolvem levantamentos topográficos e projetos urbanísticos apresentados pelos municípios. “Estes seriam os nossos principais desafios, além da modelagem do rol de serviços, para providenciarmos as reformas e outros projetos habitacionais, posteriormente”, esclareceu Vasconcellos. Nesse sentido, o secretário adjunto destacou que as informações fornecidas pelo CREA-RS servirão de subsídios para o Governo Estadual, a exemplo do trabalho que o Conselho gaúcho já vem estruturando junto à Secretaria de Obras Públicas (SOP).

A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, entende que a medida é um passo importante para valorizar a contribuição técnica dos profissionais na recuperação do Estado. "A abertura deste edital é essencial para reconhecer e aproveitar a expertise dos profissionais que compõem o nosso Sistema na reconstrução e desenvolvimento das nossas cidades. Isso não só reforça a importância do papel desses profissionais, mas também assegura que os projetos sejam realizados com a máxima qualidade e eficiência técnica para o pleno enfrentamento destes eventos climáticos extremos", ressaltou Nanci.

Participaram da reunião a presidente Arq. Urb. Andréa Hamilton Ilha; o chefe de gabinete Arq. Urb. Paulo Henrique Soares e o assessor de relações institucionais e governamentais Fausto Leiria. Pela SEHAB, estiveram presentes as servidoras públicas Eng. Civ. Anelise Muratore e Arq. Urb. Karen Preussler. Representando o CREA-RS, compareceram o gestor institucional, Eng. Prod. e Seg. Trab. Fábio Chaves; Eng. Civ. Matheus Santos e o assessor parlamentar Emerson Corrêa.