Mais de 450 profissionais participam da capacitação Impactos das Enchentes no Sistema Elétrico

Eng. Caroline fez a mediação das palestras. Créditos: Arquivo CREA-RS

Garantir a segurança e orientar os profissionais atuantes na linha de frente nos salvamentos, minimizar as situações de riscos no reestabelecimento dos sistemas de infraestrutura e orientar a população em geral quanto aos riscos elétricos que podem ser gerados se não forem adotadas condutas prevencionistas no retorno às residências.

Este foi o tripé de temas condutor da organização de mais uma capacitação do CREA-RS voltada à atuação dos profissionais do Sistema Confea/Crea nas atividades de reconstrução do estado após o desastre climático com as chuvas do mês de maio, conforme explicou na primeira noite de programação a conselheira Engenheira Eletricista Caroline Radun, mediadora do evento.

“Trabalhamos para termos uma capacitação de envergadura que vai colocar em pauta os desafios das enchentes aos sistemas elétricos, que ainda vai exigir de muito tempo de nós profissionais da área técnica o envolvimento no trabalho de recuperação, na pesquisa, no desenvolvimento, no aprimoramento dos sistemas tudo isto com foco na minimização dos riscos em outros eventos extremos”, destacou Caroline.

O coordenador da CEEE, Eng. Eletric. Leandro Nunes de Souza, dando boas-vindas aos expectadores, falou da satisfação em ofertar o curso e falou das outras ações realizadas pela Câmara, como a nota técnica específica dos cuidados com sistemas fotovoltaicos e o flyer com medidas de conduta quanto à segurança elétrica nos cuidados no retorno às residências.

“Os eventos extremos vêm dando sinais para a sociedade e agora tivemos essa catástrofe sem precedentes em nosso estado que nos dão alertas de que teremos que mudar um pouco a nossa forma de pensar, darmos mais atenção à prevenção dos riscos. Então, capacitações como esta são importantes para a conscientização do problema e para disseminar conhecimento. Quero crer que estas catástrofes façam crescer a consciência da importância da engenharia”, afirmou.

Também presente e representando a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, o 2º vice-presidente, Eng. Eletr. e Seg. Trab. Eduardo de Brito Souto fez sua manifestação antes do início da programação técnica. “Embora o objetivo principal do Conselho seja a fiscalização do exercício profissional este tipo de evento tem sido apoiado porque é para a defesa da sociedade e para a valorização profissional, assim desejo um ótimo evento e que ele renda bons frutos.

PALESTRAS

Por meio do canal do Youtube do CREA-RS, mais de 450 pessoas acompanharam o primeiro dia do evento “Impactos das Enchentes no Sistema Elétrico”, por uma iniciativa da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) do CREA-RS.

Confira as apresentações:

- Distribuição de Energia em Situações de Enchente

Eng. Eletric. Flávio Wacholski, Diretor de Relacionamento com Conselhos Profissionais na Associação Brasileira de Geração Distribuída

- Sistemas de Distribuição Subterrâneos

Eng. Eletric. Renê Emmel Júnior

- Sistemas Fotovoltaicos

Eng. Eletric. Leandro Michels

-  Instalações elétricas de consumo

Eng. Eletric. João Gilberto Cunha, Coordenador da ABNT NBR 14039

-  Equipamentos Elétricos

Eng. Eletric. Leonardo de Andrea João, Laboratório de Equipamentos Elétricos e de uso Doméstico PUCRS

- Veículos elétricos