ConSoea pauta renovação do Contecc e mobilidade internacional

ConSoea reunida em Brasília. Créditos: Arquivo Confea

Com debates para a definição dos palestrantes, valorização do Congresso Técnico-Científico da Engenharia, Agronomia e Geociências (Contecc) e ainda medidas estruturais como definição de estande de mobilidade ecapacitação profissional para entidade internacionais como  a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) e a American Society of Agronomy (ASA), a Comissão Organizadora Nacional da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (ConSoea) promoveu nesta segunda-feira (3/6) sua segunda reunião ordinária, no plenário do Confea. Em sua 79ª edição, a Soea será realizada em Salvador, de 7 a 10 de outubro.

As discussões envolveram lideranças como o vice-presidente do Confea, eng. Evânio Nicoleit; o presidente do Crea-BA, eng. Joseval Carqueija; o coordenador da CAIS, eng. Cândido Carnaúba; o coordenador adjunto do Contecc, eng. Luiz Lucchesi, o representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. Ricardo Nascimento, e o representante das coordenadorias de câmaras especializadas, geógrafo Anderson Gomes. Conduzida pela assessora técnica da Comissão, Sílvia Girardi, a reunião da ConSoea ressaltou a importância de que todos antecipem suas hospedagens para o período. “Principalmente para os hotéis próximos ao Centro de Convenções, já está afunilando”, ressaltou o presidente Joseval Carqueija.

A liderança baiana saudou a eleição do vice-presidente Evânio Nicoleit para a Diretoria Executiva da Mútua. “Evânio vai nos deixar a partir de agosto para dar sua contribuição à Mútua”, considerou. “Vamos continuar acompanhando com carinho este plenário, que contará com a contribuição do conselheiro André Grigolo”, disse, reforçando a necessidade de reservar os hotéis em Salvador e informando que a partir da próxima reunião a ConSoea contará com a participação do presidente do Crea-ES, eng. Jorge Silva, considerando que o regional receberá a edição do evento em 2025.

Entidades internacionais como a ASA, a OEP e ainda a American Society of Mechanical Engineers (ASME, Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos) foram convidadas pela Gerência de Relacionamentos Institucionais do Confea. “Ainda temos outras entidades confirmando essa participação para tratar do tema mobilidade e capacitação profissional”, disse.

O colegiado aprovou ainda a participação de fóruns como o Cden, Colégio de Entidades Regionais (Cder), Programa Mulher e outros. “Não vamos deixar de contemplar ninguém nesse estande maior”, garantiu Sílvia Girardi. O representante Ricardo Nascimento destacou que as entidades do Cden terão espaço ainda para realizar rápidas reuniões durante o evento.

Atualização do Contecc foi um dos temas debatidos

Contecc e Mérito
Chanceler do Mérito e coordenador adjunto do Contecc, o conselheiro federal Luiz Luchessi manifestou a preocupação em renovar os editais para o Congresso Técnico-Científico. “Com a colaboração de todos, queremos também fazer uma ampla divulgação dos trabalhos técnico-científicos para atrair também o maior número de empresas técnicas. Essa é uma forma de aprimorar o sucesso que tivemos no ano passado”, comentou.

Outra iniciativa do Contecc será apresentar um “produto” ao final do evento. “Temos a COP 30 no próximo ano e para que possamos contar com uma participação efetiva do Sistema em que o governo encampe as nossas contribuições vamos buscar harmonizar o tema das palestras, buscando reunir esses conteúdos ambientais para o evento. A Comissão estará trabalhando nisso durante a Soea, abrangendo questões como a energia, clima, desastres, trabalhando de forma harmônica com outras áreas do Confea, inclusive junto ao 2º Encontro Brasileiro de Educação Superior em Engenharia, Agronomia e Geociências. Já estamos com articulações com deputados e senadores, o que certamente ajudará a pautar o Estado brasileiro”, considerou Lucchesi.

“Nesse sentido, acredito que poderemos contar com as instituições de ensino superior de Salvador e de Feira de Santana, além da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, além do Sinduscon, que têm interesse em difundir a atuação dos profissionais e contribuir com o avanço de propostas como essas”, manifestou o presidente do Crea-BA.

“São inegáveis os avanços do Contecc, desde o ano passado, tendo à frente o coordenador Lucchesi. Posso me comprometer junto à Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), à Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) a dar segmento a esta divulgação em âmbito técnico e científico para que a gente fortaleça esses processos. Temos esse compromisso”, afirmou Evânio Nicoleit.

Em relação à Láurea ao Mérito, cujos homenageados foram definidos recentemente pelo plenário do Confea, o chanceler Luiz Lucchesi ressaltou que esses nomes são os que “obtiveram melhor alcance em relação à resolução em vigor para o pleito do Livro e da Medalha do Mérito e a menção honrosa a entidades e empresas”, diz, ressalvando que diversos estados foram selecionados com base em critérios que deverão ser aprimorados para o próximo ano.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea