Famurs será parceira do CREA-RS na Campanha Reconstruir RS

Municípios podem contar com atuação dos profissionais voluntários do CREA-RS . Créditos: Guilherme Pedrotti

A Campanha Reconstruir RS já realizou mais de 600 laudos de residências nas duas ações em campo realizadas nas cidades de Sinimbu, dia 18/05, e Venâncio Aires, dias 01 e 02/06. O trabalho é executado pelos profissionais inscritos no credenciamento de voluntários aberto pelo CREA-RS para auxílio técnico aos municípios gaúchos atingidos pela enchente do mês de maio, que já conta com mais de dois mil nomes.

Buscando maior inserção dos municípios, a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, esteve em reunião com o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, na manhã desta quarta-feira (05).

“As entidades precisam estar inseridas, então, é interessante trazer isto a vocês, pois é aqui que olhamos os municípios. Fomos evoluindo no decorrer das ações, pois ninguém tinha experiência em uma situação como esta, mas queremos trazer a Famurs para todas as etapas do trabalho”, afirmou a presidente, que explicou como têm sido os protocolos adotados pelo Conselho.

A intenção é formalizar a parceria por meio de um Termo de Cooperação a ser assinado pelas duas entidades, aos moldes do Acordo de Cooperação Técnica já existente entre o Conselho gaúcho e a Federação. No documento, será estabelecido um plano de ação conjunta e viabilizada a mediação da Famurs entre municípios e o CREA-RS.

A demanda foi prontamente atendida pelo presidente Arruda, que colocou sua equipe à disposição e aguardará a minuta do documento a ser assinado fechando a parceria nas ações voluntárias que devem envolver centenas de municípios em todo o RS. "É muito importante essa parceria do CREA-RS, em ajudar de forma voluntária, colaborando para emissão de laudos e no auxílio aos municípios para pleitear recursos para novas residências, além de garantir a segurança dos moradores”, enfatizou.

Além dos presidentes, participaram do encontro pelo CREA-RS o gestor Institucional, Eng. de Prod. Fábio Chaves, o assessor Parlamentar, Émerson Corrêa. Do lado da Famurs estiveram presentes o coordenador-geral, André Severo; e os superintendentes Administrativo e Financeiro, Rogenio Cavalar Filho, de Assuntos Municipais, David Freitas, e Técnico e de Relações Institucionais, Claudio Paranhos.