CREA-RS: há 90 anos ao lado da sociedade gaúcha

A tragédia do Rio Grande do Sul foi absurda, impensável e sem precedentes e mexeu com a nossa humanidade. Desde o começo o CREA-RS esteve mobilizado, assim como todo o Brasil, fazendo parte das entregas de doações e iniciativas solidárias.

O momento agora é de reconstrução e solidariedade técnica. E é assim que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS chega aos 90 anos neste 30 de maio de 2024. Temos certeza que para reerguer o Rio Grande do Sul depois desta tragédia, com toda a infraestrutura comprometida, estradas, pontes, casas, somente com muito conhecimento técnico dos profissionais das Engenharias e Geociências.

O CREA-RS batalhou e agora os profissionais voluntários de qualquer unidade da federação, com visto no Rio Grande do Sul, envolvidos em obras de reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul estão isentos da taxa de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Aprovada por unanimidade pelo Plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) na sexta-feira (24), a ART Humanitária, a custo zero, foi uma solicitação da Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, por meio de um ofício enviado em 20 de maio. O objetivo é incentivar e apoiar o voluntariado dos profissionais inscritos no Cadastro Voluntário, aberto pelo Regional gaúcho, que já conta com mais 3 mil inscritos.

É uma conquista histórica que reforça a solidariedade e o nosso compromisso com os gaúchos. O CREA-RS sempre primou pela valorização da área tecnológica, garantindo a segurança da sociedade. Em sua trajetória, os representantes do Conselho, sua diretoria, inspetores, conselheiros, estiveram sempre empenhados em promover o desenvolvimento sustentável, com olhar técnico sobre as questões de infraestrutura, meio ambiente e segurança.

Reafirmamos neste momento difícil para o nosso estado o aprimoramento, a transformação e a maturidade alcançados durante esses anos.

Estamos ao lado do nosso Rio Grande e o conhecimento técnico dos nossos 80 mil profissionais vão contribuir para a reconstrução do nosso estado.

Não há como pensar uma cidade sem antes pensar nas pessoas, pois elas precisam estar no centro de tudo. Juntos, vamos encontrar as melhores soluções em benefício da sociedade gaúcha, de quem o CREA-RS esteve ao lado nestes 90 anos.

Ao garantir o exercício do profissional legalmente habilitado, o CREA-RS visa a segurança e o bem-estar das pessoas em todos os setores.

O momento agora é de reforçar que o trabalho técnico ecoa há 90 anos e deve continuar a prevalecer em todas as instâncias governamentais para que a tecnologia é a inovação contribuam para o desenvolvimento responsável.