Planejamento de Orçamento para Reconstrução Pós-desastre é foco de penúltimo dia de Capacitação
Orçamento é fundamental para a reconstrução pós-desastre. Créditos: Arquivo CREA-RS
O planejamento de orçamento para a reconstrução pós-desastre de imóveis e infraestrutura foi o tema do quarto e penúltimo dia da Capacitação para profissionais atuarem em desastres climáticos extremos. A aula da noite foi ministrada pela Engenheira Civil especialista em Engenharia de Custos Thais Theodoro.
“A engenharia é uma das profissões mais antigas que existem e se mantém com prestígio por ser uma profissão que resolve problemas e conduz de forma inteligente a infraestrutura de uma cidade, de um estado e de um país. Então, nós trabalhamos para colaborar com a sociedade para que tenhamos acesso e segurança habitacional”, destacou a profissional ao dar início a sua apresentação que, com três horas de duração, abordou os conceitos básico e as etapas de orçamentação, a preparação para o orçamento básico de obras e trouxe, ainda, exemplos práticos aos participantes.
Levando ao cenário de crise que enfrentado pelo Rio Grande do Sul, que terá grande parte dos municípios tendo que reconstruir itens de infraestrutura e moradias, apresentou uma cartilha de estratégias para estabilização pós-desastre compreendendo desde a restruturação dos serviços essenciais às avaliações dos danos e o planejamento da reconstrução.
“Junto aos órgões públicos e autoridades, os especialistas avaliam os danos e planejam a reconstrução de longo prazo, identificando áreas que necessitam de reconstrução completa ou apenas reparos, e considerando melhorias para maior resiliência”, detalhou dando destaque, ainda, para as Boas Práticas que devem ser aplicadas na avaliação dos danos e custos.
Esta capacitação é uma realização conjunta do CREA-RS, Mútua-RS, CREA-ES, Mútua-ES, Mútua Nacional e Confea, com transmissão ao vivo pelo YouTube do CREA-RS, onde você pode assistir está e as demais apresentações na íntegra.