Em 2025, Soea será em Vitória (ES)
Créditos: Marck Castro/Confea
Vinte anos após receber a Semana da Engenharia e da Agronomia, o Espírito Santo será novamente anfitrião do maior evento brasileiro da área tecnológica. Em 2025, a 80ª edição da Semana será na capital capixaba. Na manhã desta quinta-feira (25/4), os conselheiros federais aprovaram proposta do Colégio de Presidentes que sugeria o Crea-ES como anfitrião da 80ª Soea. O Espírito Santo já recebeu a Semana quatro vezes: em 1944, 1975, 1991 e 2005. A 80ª Soea é só em 2025, mas, já neste ano, o presidente do Crea-ES, Jorge Silva, passa a participar das reuniões da Comissão Organizadora da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (a Soea), que ora organiza a 79ª Semana, que será em Salvador (BA) e ocorrerá de 7 a 10 de outubro de 2024.
Também foi aprovada durante a Sessão Plenária a realização presencial do Seminário Eleitoral do Sistema Confea/Crea 2024 em 13 de junho próximo, com participação da Comissão Eleitoral Federal (titulares e suplentes) e com as equipes das comissões eleitorais regionais dos estados do Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará e Paraíba (que são os estados que neste ano, conforme a metodologia da rosa dos ventos*, elegem os conselheiros federais representantes das modalidades profissionais). O objetivo do seminário é integrar a CEF e as Comissões Eleitorais Regionais, a fim de uniformizar entendimentos, padronizar procedimentos, nivelar conhecimento e sanear eventuais dúvidas a respeito do processo eleitoral.
Mirando para um horizonte mais internacional, os integrantes do Pleno aprovaram a constituição de missão representativa do Sistema para participação no 1º Congresso de Engenharia de Cabo Verde e na solenidade relativa ao Dia do Engenheiro de Cabo Verde, que serão realizadas nos dias 21 e 22 de junho, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde. Além do presidente do Confea, Vinicius Marchese, comporão a missão o conselheiro Francisco Lira, definido pelo plenário ali no momento da votação da deliberação da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), e um funcionário do Confea, que fará apoio técnico e logístico.
Confea integra Conselho Internacional de Engenheiros de Língua Portuguesa - Cielp
Ainda pela manhã, os conselheiros homologaram o ingresso do Confea no Conselho Internacional de Engenheiros de Língua Portuguesa – Cielp e a nomeação do conselheiro licenciado Joel Krüger como secretariado-geral, indicado em janeiro. O presidente do Confea Vinicius Marchese foi eleito presidente do Cielp em 3 de março de 2024. "Nosso principal objetivo à frente do Cielp será viabilizar a mobilidade profissional e de empresas de engenharia registrados no Sistema Confea/Crea", defendeu Marchese na ocasião.
Foi definida, ainda, a composição do Grupo de Trabalho de Engenharia de Avaliações de Perícias (GTEAP) para o exercício de 2024: conselheiros federais Neemias Barbosa (coordenador) e Domingos Sahib; especialistas Alexsandro dos Santos, Luciano Ventura e Marcelo Lima. O GT tem como objetivos (i) elaborar cartilha, (ii) campanha intensiva de comunicação e (iii) articulação junto às corregedorias dos tribunais de justiça dos estados, visando à alteração do cadastro de auxiliares da justiça (peritos), sendo incluídas, como opção, as especialidades das engenharias do Sistema Confea/Crea para a avaliação de bens.
*A composição do plenário é definida por meio de uma metodologia chamada “rosa dos ventos”, a partir de critérios de representatividade das jurisdições e dos grupos profissionais. Trata-se de um rodízio duplo entre os estados e as modalidades profissionais, uma vez que há 27 estados para serem representados em 16 cadeiras reservadas aos grupos profissionais (além dos 16 assentos, as outras duas vagas do plenário são destinadas a representantes de instituições de ensino, com representação de âmbito nacional).
Beatriz Leal / Equipe de Comunicação do Confea