Aterros Sanitários de Lagoa Vermelha, Pinhal da Serra, Caxias e Farroupilha são fiscalizados
Ação faz parte de projeto nacional de fiscalização . Créditos: Arquivo CREA-RS
A ação visa orientar os municípios sobre a importância da participação de um profissional habilitado na operação destes aterros, pois a atividade requer conhecimentos técnicos e de legislação adequados.
A falta de controle nos aterros sanitários também pode levar à disposição de resíduos industriais, resíduos de saúde e resíduos de construção civil que, conforme legislação ambiental, deveriam ter um tratamento e destinação final específicos para eliminar características como toxidade e patogenicidade.
Com o devido acompanhamento profissional, a disposição de resíduos nos aterros se torna mais segura, evitando a contaminação do solo e águas subterrâneas e minimizando a propagação de maus odores.
A equipe também fez uma ação orientativa informando que o planejamento envolve a elaboração de documentos técnicos multidisciplinares que tem a participação de profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, como Plano de Recuperação de Área Degradada; Plano de reabilitação da área; Elaboração e implantação do plano de ação de encerramento e recuperação; Levantamento topografia/sondagens, entre outros.