Presidentes de Creas, do Confea e da Mútua se encontram em Fortaleza

Créditos: Arquivo Confea

Que se foque na vida dos profissionais, que essa seja a prioridade: esse foi o apelo feito pelo presidente do Confea, Vinicius Marchese, durante seu discurso de abertura na 2ª reunião ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que está sendo realizada nestas terça e quarta-feira (26 e 27/3), em Fortaleza/CE. “Onde vocês forem levar melhorias para os profissionais, vocês terão no Confea um parceiro”, concluiu Vinicius.

Presidente do Confea, Vinicius Marchese

Ainda em seu discurso, Vinicius destacou a importância da cartilha de concessões públicas e parcerias público-privadas no auxílio da fiscalização e pediu que os presidentes dessem maior divulgação a elas. Também mencionou a nova parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas e pontuou sobre a importância de se ter representação na Associação para conseguir negociar a parceria.

Presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter

Também pela manhã, o conselheiro federal coordenador da Comissão Eleitoral Federal – CEF, Neemias Machado Barbosa, fez uma apresentação sobre o processo eleitoral deste ano. Após mostrar a composição da CEF e o calendário eleitoral, Barbosa deu detalhes sobre os requisitos que o delegado eleitor de conselheiro representante de instituição de ensino deve ter e depois sobre como será o processo para eleição dos outros cinco conselheiros federais representantes das modalidades profissionais. “A CEF reitera seu compromisso com a transparência do pleito”, afirmou Neemias antes de encerrar a palestra.

Entre os informes dos presidentes de Crea, a presidente do Regional paraense, Adriana Falconieri, celebrou o fato de que 100% dos formados no estado estão se registrando no ato da outorga do título profissional. “Antigamente era 50, 60%. Compramos até mais quatro impressoras para dar conta da demanda”, compartilhou.

O presidente do Crea-PB, Renan Azevedo, também compartilhou as novidades que estão sendo implementadas para aprimorar os serviços no Regional. Entre as melhorias, estão a contratação de call center, transmissão ao vivo da sessão plenária, veiculação de podcast e promoção de hackathon. “Estamos atendendo as demandas colhidas durante o período eleitoral com os profissionais, que diziam sentir falta da modernização. Com isso, agora vamos conquistando a confiança deles”, afirmou.

Já o presidente do Crea-ES informou que o Regional está dando apoio técnico às prefeituras, Defesas Civis locais e ao Corpo de Bombeiros, frente aos desafios impostos pelas fortes chuvas que devastaram o sul do Espírito Santo no último fim de semana. “Temos que participar, sim, da coordenação desses trabalhos”, salientou. No comitê de crise, o Crea-ES disponibiliza mão de obra técnica qualificada, que está sendo fundamental nos levantamentos de riscos geológicos e estruturais que possam ameaçar a segurança da população nas áreas afetadas.

Beatriz Craveiro e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea