Láurea de Engenheiro do Ano agracia profissionais e destaques acadêmicos

Eng. Eng. Civil Nelson Kalil Moussalle. Créditos: Arquivo CREA-RS

A entrega da Láurea de Engenheiro do Ano, pela Sergs é um evento significativo para a comunidade engenheira, que reconhece e valoriza os profissionais que se destacam no exercício de sua profissão. Na noite desta terça-feira, a categoria conheceu os homenageados da 37ª edição, em um evento realizado na sede social Acampamento do Engenheiro, na zona Sul de Porto Alegre. O CREA-RS, como todos os anos, esteve presente sendo representando pelo assessor do gabinete, Eng. Eng. Civil Nelson Kalil Moussalle.

A cerimônia reuniu engenheiros renomados, representantes de instituições de ensino, de empresas do setor, Governo e da Prefeitura de Porto Alegre O objetivo dessa homenagem é valorizar e destacar os profissionais que se destacam em suas áreas de atuação, promovendo a excelência e a inovação na engenharia.

O presidente da Sergs, Walter Lídio Nunes, explicou que a escolha dos vencedores é baseada no propósito da sociedade que tem em seu escopo ser uma entidade inclusiva, que representa a engenharia empreendedora como um meio de transformação social e melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo. “Essas pessoas que estão sendo homenageadas simbolizam exatamente isso. Elas são indivíduos com trajetórias de vida empreendedoras, com inúmeras iniciativas que transformaram a realidade de regiões e impactaram positivamente a sociedade. Os homenageados são pessoas que deram contribuições para a sociedade. São voluntários ativos em fóruns que discutem a engenharia, dedicando seu tempo e conhecimento para valorizar a engenharia como uma ferramenta de transformação”, detalhou.

Na área Pública, os engenheiros homenageados foram Hiratan Pinheiro da Silva, Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte do RS (Dnit-RS), e Pedro Bisch Neto, diretor-presidente da Trensurb . Na área privada, David Randon, presidente do Conselho de Administração da Rondon S.A, e Renato Nunes Vieira Rizzo, diretor-presidente da Ivo Rizzo Construtora e Incorporadora. A homenagem especial foi para Ivo Lessa Silveira Filho, conselho deliberativo da Sergs,  e Ruben Dario Vives, Conselho Deliberativo da Sergs.

As placas para os destaques acadêmicos foram entregues pelo presidente e os vices-presidentes José Paulo Grings e Moacir Kwitko. Os agraciados foram: LaisTozin, do curso de Engenharia Química da Universidade de Caxias do Sul; Leonardo da Silveira, da Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria; Vinícius Marcos de Lima, Engenheira Elétrica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Mariana Ribeiro, Engenharia Elétrica da Uniritter; Nicolas Corneli, Engenharia Civil da Unisinos; Daiane Nunes de Queiros, Engenharia Ambiental e Sanitária da Ulbra; Vicente de Oliveira, Engenharia de Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

No campo acadêmico, Nunes ressaltou que a homenagem visa estimular a formação de novos engenheiros, reconhecendo aqueles que se destacam por sua dedicação e excelência no ensino e pesquisa. “Acreditamos que sem engenheiros, o mundo não pode se desenvolver plenamente. No entanto, estamos cientes da falta de interesse atual pelo curso de engenharia. Por isso, estamos planejando um trabalho conjunto com as universidades e escolas de segundo grau para mostrar e desmitificar o potencial do que significa ser engenheiro e a contribuição que podemos oferecer para o mundo”, declarou.