Desafios e oportunidades da Engenharia Ambiental no Brasil e Angola em live do CREA-RS

Responsáveis por fiscalizar recursos ambientais, por controlar resíduos no meio ambiente e por desenvolver técnicas de preservação, o Engenheiro Ambiental teve uma live especial alusiva ao Dia do Engenheiro e Engenheira Ambiental, comemorado em 31 de janeiro. Os avanços da Engenharia no Contexto Global com exemplos do Brasil e Angola foi o tema da live que o CREA-RS promoveu no dia 30 de janeiro (segunda), com transmissão ao vivo pelo youtube do CREA-RS. Os debatedores foram a presidente do CREA-RS, Engenheira Ambiental Nanci Walter e o consultor ambiental e em saneamento e projetista, Engenheiro Ambiental José Palanca.

Nanci falou um pouco sobre sua trajetória na profissão, assim como no Conselho, onde já foi inspetora, coordenadora das inspetorias, e, desde 2020, primeira mulher a presidir o CREA-RS. Falou sobre os projetos postos em prática na sua gestão e sobre sua atuação profissional em uma empresa da construção civil, assim como em instâncias consultivas no município onde reside, Esteio.

Palanca, formado em Engenharia Ambiental no Brasil pela Ulbra, falou que a odeia da live surgiu das dificuldades a engenharia     ambiental em angola é muito mais recente que no Brasil, para fortalecer a área, conforme explicou, foi fundada a Associação de Engenharia e Gestão Ambiental de Angola que pressionou pela criação do Colégio de Engenharia Ambiental, dentro da Ordem dos Engenheiros do País, relativo aos conselhos de classe no Brasil. “Foi um dos grandes ganhos da nossa associação”, ressaltou.

Deu um pequeno histórico da profissão no país, que teve seu primeiro curso em 2006. “Os Engenheiros Ambientais formados aqui não completaram nem 20 anos de formatura. Então, por meio da associação lutamos para o entendimento da sociedade em geral e dos órgãos públicos do papel da engenharia ambiental e sua importância e fazer com que os leigos parem de exercer nossa profissão. Em Angola ainda temos muitos leigos atuando como consultores ambientais e até de engenharia civil”, contou.