Montagem das estruturas para a festa dos 121 anos do Grêmio recebe fiscalização do CREA-RS

O Velho Casarão completa 70 anos em 2024 e foi incluído nas festividades. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde de quarta (25), o agente fiscal Ilson Garin, o supervisor Pedro Ost e a chefe de Núcleo Alessandra Borges, acompanhados do conselheiro Eng. Civ. Marcelo Saldanha, verificaram a montagem das estruturas do evento que acontecerá no Olímpico, em comemoração aos 121 anos do Grêmio.

O Velho Casarão completa 70 anos em 2024 e foi incluído nas festividades. Uma área com mais de 11 mil metros quadrados está sendo montada no antigo campo suplementar com capacidade para receber aproximadamente 10 mil torcedores das 10h às 21h.

Muita engenharia envolvida

Com muita engenharia envolvida e com o objetivo de garantir que as atividades e os serviços técnicos tenham à frente profissionais legalmente habilitados e com registro no CREA-RS, a fiscalização solicitou as ARTs do projeto e execução do palco, montagem dos brinquedos inflável, projeto e execução do aterramento das torres da tirolesa, projeto e execução das instalações elétricas, sonorização, painel de led, entre outros serviços das áreas de fiscalização do Conselho.

De acordo com o Eng. Mec. Juan Carlos Ortiz, chileno, mas formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e também ex-professor da UFRGS, responsável técnico pelo evento, ressaltou a engenharia na segurança do evento. “Cálculos estruturais, dimensões corretas, a ação do evento em estrutura como a tirolesa. O projeto e execução em um evento desta natureza, com tantas pessoas envolvidas, exige muito conhecimento técnico. A Engenharia tem que ser 100%, por isto que estudamos”, resumiu.

Foram solicitadas as ARTs dos serviços das áreas de fiscalização do Conselho

CEO da produtora do evento, Experiência Z, Zi Saldanha recebeu a fiscalização do CREA-RS ao entregar a documentação. Também acompanhou a equipe do CREA-RS por todo o local, onde está sendo montado o evento.
Para ele, nos eventos, a segurança precisa estar em primeiro lugar. Além disso, também falou da importância da fiscalização do CREA-RS. “Nossos portões sempre estarão abertos pois temos segurança nos profissionais técnicos que trabalham conosco, engenheiros, arquitetos. Eu não preciso saber sobre estrutura, eletricidade, mas necessito um profissional com este conhecimento técnico para garantir a segurança das pessoas”, apontou.

O evento vai ocorrer no sábado (28)

Os visitantes cruzarão um túnel temático com hologramas que promete grandes emoções. Na parte interna, serão diversas atrações como espaço kids, pet friendly, food trucks, assados, bares, lounges e um palco com música ao vivo.