Municípios abrangidos pelas Inspetorias de Alegrete e São Gabriel recebem fiscalização em silos
Créditos: Arquivo CREA-RS
#PartiuFisca #silos #armazenagemdegrãos
De 20 a 24 de junho, o CREA-RS intensifica a fiscalização em silos de armazenagem de grãos nos municípios abrangidos pelas Inspetorias de Alegrete e São Gabriel. Neste período, cinco agentes fiscais vão verificar a responsabilidade técnica em armazenadoras de grãos, cooperativas e propriedades rurais.
Além da necessidade de profissional legalmente habilitado pela armazenagem de grãos, esses empreendimentos demandam manutenção, que também devem ser realizados por empresas e profissionais legalmente habilitados.
A ação visa ainda defender a sociedade contra a falta de ética profissional e contra pessoas inabilitadas para o exercício de determinada profissão.
Segundo estudo, vinculado à Subsecretaria de Inspeção de Trabalho, que compilou os dados de acidentes de trabalho fatais relacionados aos processos de pós-colheita, incluindo o armazenamento de grãos, destacaram-se as operações de movimentação de grãos entre compartimentos, as atividades de limpeza e descarga final de silos, as manutenções e as montagens das estruturas de armazenamento de grãos.
Em virtude de esses empreendimentos abranger as modalidades profissionais do Sistema Confea/Crea, o CREA-RS promove ações que possam garantir a abrangência de situações que possam colocar em risco grande número de pessoas ou bens em detrimento de ações cuja abrangência seja menor.