
CREA-RS promove fiscalização intensiva de inspeção predial em Porto Alegre

Agente fiscal do Conselho em ação na Capital, onde verificam as RTs dos laudos de inspeção predial . Créditos: Arquivo CREA-RS
Nesta semana, entre 16 e 20 de maio, o CREA-RS promove programa intensivo de fiscalização em condomínios residenciais e comerciais de Porto Alegre, para orientar gerentes ou síndicos sobre atividades passíveis de fiscalização e serviços que exigem acompanhamento técnico de um profissional habilitado. O foco será em inspeção predial/ marquises em conformidade com o Decreto Municipal nº 18574/14, Lei Complementar nº 806/16 e Decreto Municipal nº 9425/89.
A ação conta com sete agentes fiscais, sob coordenação de um supervisor de fiscalização, que verificam a participação de responsável técnico legalmente habilitado e com capacidade técnica, decorrente de sua formação acadêmica, e a existência de empresa legalmente constituída e habilitada no desenvolvimento de atividades das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea.
Caso a inspeção predial não seja feita com regularidade, pode ocorrer deterioração e atingir os usuários, o meio ambiente e o patrimônio no que se refere à saúde e segurança, desempenho e funcionalidade da edificação, bem como nos custos para manutenção e recuperação do edifício, podendo comprometer sua vida útil. Em alguns casos, a deterioração é quase imperceptível, podendo causar incêndios e desabamentos.
Neste período serão fiscalizadas as seguintes áreas:
Civil
- Inspeção Predial / Marquise
Elétrica
- PPCI – Plano de prevenção contra incêndio
- Laudo de manutenção do SPDA
- Laudo de manutenção grupo gerador, subestação de energia elétrica
- Laudo das instalações elétricas
- Projeto e Instalação de captação de energia fotovoltaica
Mecânica e Metalúrgica
- Manutenção de elevadores
- Teste de estanqueidade da tubulação e central de gás.
Química
- Teste de estanqueidade da tubulação e central de gás.
