Confea e Confaeab fortalecem projetos institucionais de Agronomia

Créditos: Arquivo Confea

O presidente em exercício do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta, recebeu na manhã da segunda-feira (25/4) o dirigente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), eng. agr. Kleber Santos (DF), e o primeiro tesoureiro, eng. agr. Arício Resende Silva (SE). A visita teve o objetivo de “reforçar a parceria com o Conselho Federal”, como explicou o presidente da entidade nacional em entrevista. “Sempre tivemos uma relação muito forte com o Confea”, afirmou Santos, sinalizando a expectativa de incrementar projetos de cooperação técnica, tendo em vista a realidade de superação da pandemia de covid-19, em que alguns processos estão acelerados, como o de digitalização do trabalho no campo.

Nessa linha, o diálogo tratou de fiscalização e acordos com organizações internacionais. “Oferecemos apoio ao Confea nesta iniciativa”, disse Santos. “Solicitamos a continuação do bom trabalho da comunicação focado na Agronomia e pedimos reforço do apoio da Assessoria Parlamentar”, listou. “Também nos colocamos à disposição para participar de audiências sobre formação profissional e ensino à distância, no Ministério da Educação”, acrescentou.

Na área de tecnologia, Santos sugeriu que as duas instituições trabalhem pela digitalização do trabalho no campo. “Essa é uma tendência que foi acelerada na pandemia, com a intensificação da agricultura de precisão e do uso de drones, por exemplo”, ilustrou, defendendo a atuação profissional e a segurança alimentar. “Temos que acompanhar esse processo e ressaltar a importância do responsável técnico porque a população quer ter alimentação saudável.”

Satisfeito com a agenda, o presidente da Confaeab avaliou como produtiva a visita ao colega dos tempos de conselheiro no Crea-DF. “Tivemos uma ótima recepção por parte do Pimenta, que tem um perfil empreendedor, o qual coincide com a linha de atuação da Confaeab. O superintendente de Integração do Sistema, eng. civ. Osmar Barros Júnior, também foi receptivo com seu olhar sempre antenado à realidade e atencioso às demandas da Agronomia”, salientou Santos.

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea