![Imagem de exemplo](img/noticia/1738766704.png)
Bento Gonçalves recebe fiscalização da Operação Abril Verde
![Imagem da notícia](img/noticia/1650640973.png)
Créditos: Arquivo CREA-RS
Nesta semana, o CREA-RS promoveu fiscalização intensiva nas atividades da construção civil e segurança do trabalho na região de Bento Gonçalves, pois é uma área na qual o trabalhador fica exposto a riscos de acidentes, para verificar as atividades técnicas executadas.
A ação gerou 86 relatórios de fiscalização e 35 TRDPS. A Operação Abril Verde ocorre em todo o Estado. Neste ano, verifica um incremento de 285,15 em relação a 2021.
No mês voltado para a Segurança e da Saúde no Trabalho, não há muito o que se comemorar. Segundo a OIT, mais de 2 milhões de pessoas morrem no mundo, por ano, em decorrência de doenças ocupacionais e mais de 320 mil por acidentes de trabalho.
Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho revelam que a cada 50 segundos ocorre uma notificação de acidente de trabalhadores, uma notificação de óbito a cada 3h51m28s de trabalhadores com carteira assinada, custo de R$ 1,00 a cada 2ms com afastamentos acidentários. Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho no Rio Grande do Sul (dados de 2020) foram 37,2 mil notificações de acidentes de trabalho, 6,8 mil concessões de benefício previdenciário – auxílio-doença por acidentes do trabalho e 35,4 mil notificações relacionadas ao trabalho no sistema de informação de agravos de notificação.
O objetivo é verificar a participação de responsável técnico legalmente habilitado e com capacidade técnica, decorrente de sua formação acadêmica, e a existência de empresa legalmente constituída e habilitada no desenvolvimento de atividades das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea.
![](./assets/images/icons/arrow-white.png)