
Coordenadores regionais das Especializadas de Agronomia do RS e TO visitam o Mapa

Eng. Rafael Odebrecht Massaro, Eng. Agrônomo Bruno Cavalheiro Breitenbach, coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins, e a Eng. Denize Frandoso. Créditos: Arquivo CREA-RS
Com o objetivo de promover maior aproximação entre as Câmaras Especializadas de Agronomia do RS e TO e a Secretaria de Defesa Agropecuária, valorizando os Engenheiros Agrônomos nas atividades técnicas, entre os dias 16 e 17 de novembro, o Eng. Agr. Rafael Massaro (CREA-TO), coordenador Nacional de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO), e a Eng. Agr. Denize Frandoloso (CREA-RS), coordenadora nacional adjunta, visitaram o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sendo recebidos pelo Eng. Agr. Bruno Cavalheiro Breitenbach, coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins.
De acordo com o Eng. Denize Frandoloso, coordenadora da Agronomia do CREA-RS, tendo em vista o Decreto n. 10.833 publicado em 7 de outubro, que cria a exigência de um registro estadual de aplicadores de agrotóxicos, para facilitar a implantação de programas de saúde e educação sobre o uso correto desses produtos, o MAPA irá definir as diretrizes mínimas dos cursos de capacitação para a aprovação do registro de aplicador de agrotóxicos, incluindo requisitos técnico-operacionais para a segurança na aplicação.
“As Câmaras Especializadas de Agronomia devem contribuir com a normatização desses cursos, para que sejam ministrados por Engenheiros Agrônomos”, destaca.
Agenda Parlamentar
Acompanhadas pelo chefe de gabinete do Confea, Eng. Agr. Luiz Antonio Rossafa, e pela assessora parlamentar, Denise Castro, as lideranças foram recebidas pelo Eng. Agr. Carlos Goulart, diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas.
"Na oportunidade, destacamos a disponibilidade de os conselheiros regionais contribuírem com eventos que contemplem o uso adequado de defensivos, além de estabelecer maior aproximação institucional e discussão das demandas apresentadas pela CCEAGRO e o Acordo de Cooperação Técnica Confea / MAPA", apontou a Eng. Denize Frandoloso.
Ainda segundo ela, a Norma de Fiscalização 02/2015 da Ceagro-RS e a participação do CREA-RS na construção das INs estaduais foram apresentadas como exemplos da participação do regional na regulamentação da utilização do Receituário Agronômico. "Objeto do Plano de Fiscalização na área da Agronomia do CREA-RS, os viveiros de produção de mudas devem ser acompanhados por responsável técnico Engenheiro Agrônomo ou Engenheiro Florestal com registro no Renasem", destacou, informando que também colocou a questão em discussão.
Aproveitando esta ação de aproximação, o grupo fez a visita institucional à Eng. Agr. Virginia Carpi, coordenadora-geral de Sementes e Mudas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
