
Condomínios residenciais e comerciais de Lajeado foram foco de fiscalização intensiva do CREA-RS

Créditos: Arquivo CREA-RS
Mais de 90 condomínios, entre edifícios residenciais e comerciais, da cidade de Lajeado foram fiscalizados pelo CREA-RS em ação intensiva realizada entre os dias 08 e 10 de novembro. Entre os objetivos esteve a orientação de gerentes ou síndicos sobre atividades passíveis de fiscalização pelo Conselho sobre serviços que exigem acompanhamento técnico de um profissional habilitado. Também foi verificada a responsabilidade técnica na inspeção de marquises, em conformidade com a Lei Municipal nº4444/1990.
Entre os principais serviços encontrados nos condomínios que demandam atividade técnica estão: manutenções, inspeções, reparos, reformas, extintores, para-raios, ar condicionado, alarmes, sistema de televisão interna, impermeabilizações, elevadores, aquecedores de água, central de gás, desinsetização, centrais telefonias, instalações elétricas, subestações, reforma e ou ampliação na construção civil, entre outros.
Muitas obras e manutenções da edificação e de equipamentos instalados nos locais são realizadas sem um profissional habilitado, alguém que seja o responsável técnico pelo serviço. A falta deste profissional pode ocasionar futuros problemas na edificação, o que resulta em riscos para quem frequenta o local e para quem se encontra no entorno. Sob a supervisão de Pedro Ost, da Regional II, participaram da ação os agentes fiscais Raquel Fortes Rodrigues e Ilsom Garim.
Confiram o que foi solicitado:
Civil
Inspeção Predial / Marquise
Elétrica
PPCI – Plano de prevenção contra incêndio
Laudo de manutenção do SPDA
Laudo de manutenção grupo gerador, subestação de energia elétrica
Laudo das instalações elétricas
Projeto e Instalação de captação de energia fotovoltaica
Mecânica e Metalúrgica
Manutenção de elevadores
Teste de estanqueidade da tubulação e central de gás.
Química
Teste de estanqueidade da tubulação e central de gás.
