
Comissões regionais de Ética se reúnem em Brasília

Créditos: Arquivo Marck Castro/Confea
Reunida até sexta-feira, em Brasília, as coordenações das Comissões de Ética dos Creas participam da 4ª reunião nacional do fórum, iniciada na manhã da quarta-feira (3/11), sob o comando titular Carmem Eleonôra Amorim, que tem como adjunto Paulo Roberto de Oliveira, ambos engenheiros civis. O Eng. Agrônomo Dulphe Pinheiro Machado Neto, conselheiro da Câmara de Agronomia do RS, participa representando o Conselho gaúcho.
O aumento dos processos éticos nos Creas, como ocorre no Crea-RJ, por exemplo, que de 10 processos mensais passou, só no último mês, a 14 processos admitidos pela Câmara Especializadas de Engenharia Civil; as oitivas híbridas e virtuais com denunciantes e denunciados, o fluxograma sobre o trâmite administrativo, o objetivo de avaliar e encaminhar a maioria dos processos até o final do ano foram alguns dos informes dados pelos coordenadores regionais. A divulgação do Sistema e da conduta ética dos profissionais junto a universidades, entidades de classe e em eventos de diversas categorias foram o destaque dos informes dados por Carmem.
A redação da proposta que pretende mudar e modernizar a Resolução 1004, de 2003, que trata do regulamento para a condução dos processos ético-disciplinares, tomou a maior parte dos trabalhos desta quarta-feira.
Até o dia 5/11, quando a reunião se encerra, temas como o conteúdo de palestras a serem realizadas pela CNCE e ainda a palestra da ministra Ana Arraes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), que acontece na manhã desta quinta-feira, estão na programação.
Maria Helena de Carvalho / Equipe de Comunicação do Confea
