Debate sobre grandes temas abre Plenária do CREA-RS

Diretoria do CREA-RS . Créditos: Arquivo CREA-RS

Antes da Plenária de sexta (07), o conselheiro da Câmara de Agronomia, o Eng. Agrônomo Mauro Cirne, propôs um debate com o tema “O Futuro da Engenharia – Mas... Para onde Vamos?”. Em sua palestra, o Engenheiro destacou a necessidade de os profissionais do Sistema Confea/Crea discutirem a atualização da Lei 5.194/66. “Precisamos debater questões que não sejam apenas de fiscalização, pois dessa forma estamos abrimos espaço para a valorização profissional”, alertou. Para ele, a Lei que regulamenta as profissões do Sistema Confea/Crea surgiu em uma época que não havia conflitos de atribuições, por exemplo, que pioraram com o surgimento de novas categorias profissionais. “Vivemos uma era da globalização, com um grande período de desenvolvimento tecnológico, exigindo profissionais com boa formação, fazendo com que surjam a possibilidade de trazer profissionais de outros países. Por isso, precisamos participar mais das audiências públicas tanto em nível estadual quanto federal, cobrando dos deputados e senadores. Temos de nos fazer representar para garantir as nossas atribuições.

Eng. Agr. Mauro Cirne

Além disso, a missão dos Creas não é só fiscalizar, mas também estar na defesa da sociedade”, alertou, afirmando ainda que o presidente Capoani está dando o exemplo ao colocar o Conselho gaúcho no centro dos debates sobre segurança da população, ao participar de discussões sobre a Lei de Segurança contra Incêndio e mudanças no Presídio Central. “O Sistema Confea/Crea tem de ser chamado pelo MEC nas discussões das grades curriculares, no sentido atender ao atual desenvolvimento tecnológico, favorecendo alunos e professores”, ressaltou. Defendeu também um exame semelhante ao realizado pela Ordem dos Advogados(OAB) para que o profissional receba o seu registro. Salientou ainda que no ano em que se discute o Novo Marco Legal, com a realização do Congresso Nacional dos Profissionais, em Gramado, de 09 a 14 de setembro, os conselheiros devem propor debates com grandes temas para contribuir para uma nova legislação profissional. Em seguida, o coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional do Confea, conselheiro federal Eng. Eletricista Marcos Vinícius Santiago Silva, mostrou aos presentes o trabalho desenvolvido pela Comissão, ressaltando que são fundamentais estas reuniões pelos Creas de todos os Estados na discussão sobre a revisão do Código de Ética. Também participaram o conselheiro federal pelo RS, o Engenheiro Civil Melvis Barrios Junior, e o conselheiro pelo Rio de Janeiro, Arciley Alves Pinheiro, segundo vice-presidente do Confea.