CREA-RS prestigia o 8º CEP/PR

Aconteceu no domingo, dia 19 de maio, em Foz do Iguaçu, a solenidade de lançamento do 8? Congresso Estadual de Profissionais (CEP) promovido pelo CREA-PR que ocorre até terça-feira e reúne cerca de 350 profissionais paranaenses para discutir os marcos legais que regem o Sistema Confea/Crea.
O presidente do CREA-PR, Engenheiro Civil Joel Krüger, agradeceu inicialmente a presença do presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, que será o anfitrião da edição nacional do evento, agendada para setembro em Gramado (RS), e também do presidente do CREA-DF, Engenheiro Civil Flavio Correia.
Em sua fala de abertura, Krüger traçou um paralelo entre as ações efetuadas pela sua gestão frente ao Conselho e os propósitos do Congresso. “Destaco três pontos estratégicos da nossa gestão, o primeiro diz respeito à relação do CREA-PR com as entidades de classe e instituições de ensino com a implantação do Colégio de Entidades de Classe (CDER) e do Colégio de Instituições de Ensino, em 2012”, disse. Como fruto dessa implantação, Krüger abordou o avanço significativo para promover a valorização profissional, a partir da possibilidade de aumentar para 12% o repasse dos recursos às entidades de classe, previsto para 16% em 2014. “Esta é uma ação concreta proveniente do CDER”, afirmou.
Em segundo lugar, o presidente abordou as mudanças de paradigma no processo fiscalizatório relacionadas à implantação do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do CREA-PR, que envolveu a criação de Núcleos Especializados de Fiscalização e o reforço na equipe com a contratação de técnicos para fazer fiscalização do exercício leigo da profissão. “Junto com esse processo, internalizamos ações com a criação ainda no primeiro semestre do Departamento de Relações Institucionais (DRI), uma aglutinação das assessorias de apoio às entidades de classe, de relações institucionais e de relação com as instituições de ensino”, explicou.
Por fim, Krüger falou do papel de transparência assumido pela transmissão online das sessões plenárias e eventos. “Isso é fundamental, pois ressalta nosso compromisso com a transparência da gestão”, disse. “Todas essas questões envolvem a discussão dos marcos legais, por isso espero que nestes dois dias de intenso trabalho consigamos escolher as 20 propostas que melhor representem os 70 mil profissionais paranaenses e que efetivamente contribuam com nosso processo de relação com a sociedade, pela qual somos diretamente responsáveis em função das atividades que desempenhamos”, encerrou.
O coordenador da Comissão Organizadora Regional do CREA-PR (COR), Engenheiro Civil André Gonçalves, falou aos presentes sobre os preparativos que envolveram a realização do CEP: 36 Reuniões Preparatórios de Inspetorias, com participação de mais de 1,2 mil profissionais e 200 propostas e oito Reuniões Preparatórias Regionais, com mais de 500 profissionais e 170 propostas discutidas. “A ideia é transformar o processo em um caminho mais justo, democrático e transparente e é com esse espírito de renovação que conclamo os congressistas a buscar propostas estruturantes para alcançarmos a mudança que realmente almejamos”, finalizou.
A mesa foi composta ainda pelo presidente nacional da Mútua Caixa de Assistência, Engenheiro Agrônomo e de Segurança do Trabalho, Claudio Pereira Calheiros, conselheiro federal e presidente da Associação Brasileira de Engenharia Civil (ABENC), Engenheiro Civil Francisco Ladaga, representando o presidente do CONFEA, Engenheiro Civil José Tadeu da Silva; presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Engenheiros (Fisenge), Engenheiro Egrônomo Carlos Roberto Bittencourt, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel (AREAC) e coordenadora estadual do Colégio de Entidades de Classe (CDER), Engenheira Civil Suzely Soares, professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Engenheira Agrônoma Marluce Gonçalves Côrtes, inspetora chefe de Francisco Beltrão, Engenheira Florestal e de Segurança do Trabalho Graziele Adriane Toscan e pelo delegado eleito, Engenheiro Agrônomo Luis Augusto de Medeiros, representando todos os delegados presentes no evento.
A programação prossegue nesta segunda-feira, com palestra âncora ministrada às 9h15 pelo diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) Clemente Ganz Lucio. Às 10h, mesa redonda sobre o tema central do evento – Marco Legal: Competência profissional para o desenvolvimento tecnológico nacional - Quais são as mudanças pretendidas pela classe profissional nos atuais marcos normativos, e, das 14h às 18h, grupos de sistematização por eixo temático.
Fonte: CREA-PR Foto: Silvio Vera