Seminário no CREA-RS debate procedimentos fiscalizatórios

Encontro entre assessorias e gerência de Fiscalização ocorreu na sede do CREA-RS . Créditos: Arquivo CREA-RS

Com intenção de trocar informações relativas ao trabalho de fiscalização profissional, alinhando a ação dos agentes fiscais com os objetivos das Câmaras Especializadas, que são os órgãos responsáveis pelos procedimentos fiscalizatórios em cada uma das modalidades profissionais abarcadas pelo Conselho, a Gerência de Fiscalização do CREA-RS promoveu na sexta-feira (17), o I Seminário de Integração Câmaras e Gerência de Fiscalização, reunindo os analistas das oito Câmara Especializadas do CREA-RS, os supervisores e a gerência de Fiscalização na sede do Conselho.
Pela manhã, o presidente Eng. Luiz Alcides Capoani esteve presente ao encontro, enaltecendo a iniciativa da gerência, conduzida pelo Eng. Químico e de Seg. do Trab. Marino Greco, em realizar o Seminário, onde destacou as alterações que vão haver em relação ao tema da fiscalização envolvendo áreas onde existe sombreamento com os Arquitetos. Afirmou, ainda, que a Resolução 1008 do Confea, que regulamentou a entrega de uma notificação, dando o prazo de 10 dias aos proprietários/responsáveis por serviços da área tecnológica em execução sem a presença de profissional habilitados se regularizarem, deve ser revogada pelo Confea nos próximos dias, voltando os Creas a poderem autuar já na primeira ficalização os proprietários em irregularidade perante à fiscalização do CREA-RS. Lembrou, ainda, que além de fiscalizar, o Crea também tem que trabalhar na conscientização do profissional para a importância da Anotação de Responsabilidade Técnica, "que valoriza o trabalho e protege a sociedade do leigo".
Também presente, o vice-presidente Eng. Paulo Deni, reforçou a importância do encontro que proporciona uma interface entre as Câmaras e a atuação da fiscalização, "afinando os discursos", além de reforçar, conforme o Eng. Capoani, a importância de acertar a questão da fiscalização profissional no que concernem as áreas de sombreamento com entre o CAU e o CREA. Já o gestor da Fiscalização, Eng. Marino Greco, destacou ainda haver diversas demandas que precisam ser alinhadas, afirmando, entretanto, que o contato entre analistas e fiscalização tem sido muito satisfatório. Também ressaltou que a importância em fortalecer a figura dos Supervisores e de se ajustar, cada vez mais, as ações fiscalizatórias convergindo as demandas das Câmaras e das inspetorias.
Serão abordados durante o encontro: Fiscalização em Instalação de Sistemas Condicionadores de Ar e de  Frigorificação; Fiscalização em atividades de Sonorização e Iluminação; Fiscalização de PPCI e normatização de atividades da área de segurança no trabalho e Fiscalização em obras com profissional arquiteto.