Fiscalização Intensiva no Vale do Taquari atinge 530 obras

Equipe de fiscalização em obra no município de Lajeado (foto: Frederico Sehn). Créditos: Arquivo CREA-RS

Com objetivo de a presença de profissionais e empresas legalmente habilitados na execução das obras civis nos municípios do Vale do Taquari passaram por uma intensiva de fiscalização do CREA-RS, entre os dias 06 e 10 de maio, com a ação de seis agentes fiscais. Além de averiguar documentações e identificar obras que não possuem um responsável técnico legalmente habilitado, a fiscalização notifica os proprietários destas para que o contratem em um prazo de dez dias. Caso a obra permaneça sem o devido profissional, o proprietário é autuado e multado.
 O Programa de Fiscalização intensiva tem por objetivo dar visibilidade às ações de fiscalização do CREA-RS e caracteriza pelo deslocamento de agentes fiscais de diversas inspetorias, para o local alvo da fiscalização. “Queremos identificar as devidas responsabilidades em cada setor e demandas das edificações. Cada demanda precisa de um profissional habilitado para exercer a função”, diz o supervisor de fiscalização do CREA-RS, explica o supervisor da Fiscalização.
O trabalho fiscalizou 530 obras, gerando 60 notificações por exercício ilegal pessoa física; seis por exercício ilegal de pessoa jurídica; 11 notificações por falta de ART; 04 por empresa sem registro; 09 TRDP's 09 e sete diligências, totalizando 627 serviços. Foram fiscalizados os municípios de Lajeado, Estrela, Teotônia, Arvorezinha, Putinga, Ilópolis, Itapúca, Taquari, Bom Retiro do Sul, Arroio do Meio, Encantado, Fontoura Xavier, São José do Herval, Pouso
Novo, Canudos do Vale, Sério e Forquetinha.