Semana Acadêmica do Instituto Federal de Sertão

Créditos: Arquivo CREA-RS

Primeira Semana Acadêmica do curso de Agronomia encerra nesta sexta
Iniciou na terça-feira (07) a 1ª Semana Acadêmica do curso de Agronomia do Câmpus Sertão. Com o tema "Tendências e Tecnologias do mercado do profissional de Agronomia", o evento foi organizado pelo diretório acadêmico do curso de Agronomia com o apoio dos professores David Peres da Rosa e Anderson Nunes. O objetivo é conhecer e discutir as tendências e tecnologias no mercado agropecuário, buscando trazer informações novas e de empresas renomadas na área.
A abertura do evento ocorreu às 8h30min de terça-feira (07/05), na presença do presidente do Diretório Acadêmico do curso de Agronomia, Jonas Lorenset, do representante do Departamento de Pesquisa e Inovação, Clóvis Dalri Marcolin, do coordenador de Extensão Marcos Antônio de Oliveira, da coordenadora de Ensino Superior Raquel Breitenbach, do diretor de Ensino Josimar de Aparecido Vieira, do coordenador do curso de Agronomia Anderson Nunes e do diretor-geral do Câmpus Lenir Antonio Hannecker. Segundo o coordenador do curso de Agronomia, Anderson Nunes, há muito tempo já vinha se discutindo a importância de realizar esta primeira Semana Acadêmica, tanto para o desenvolvimento dos alunos como profissionais, quanto pela troca de experiências e pelo trabalho de organização e desenvolvimento da liderança.
Para o diretor-geral do Campus Sertão, Lenir Antonio Hannecker, o evento é uma oportunidade de estabelecer e estreitar parcerias com empresas e instituições da região e do Estado. "É preciso unir forças para construir a aprendizagem. Aprendizagem, esta, que ocorre nos momentos mais diversos de nossa vida. estamos sempre aprendendo. Que a formação possa sempre ter este olhar para a integração", comentou.
A primeira palestra da Semana Acadêmica de Agronomia foi "O papel do CREA frente ao futuro profissional de Agronomia", com o presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Luiz Alcides Capoani. Os objetivos da entidade e a força da representação de classes foram os temas abordados pelo presidente, que explicou como o CREA funciona e como os futuros profissionais podem usufruir da entidade, além de citar os procedimentos para o registro.
Em seguida, ocorreu a palestra "O papel da federação e o futuro Engenheiro Agrônomo", com Jefferson Duarte Brandão, representante da Coordenação Nacional da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB) e da Coordenação Brasil da Confederação Caribenha e Latino Americana das Entidades Estudantis de Agronomia (CONCLAEA). Jefferson falou da importância da profissão, dos desafios dos profissionais e da responsabilidade dos cursos de Agronomia em formar profissionais críticos, capazes de discutir alternativas sustentáveis e com menor custo para a produção de alimentos.
As palestras reiniciaram à tarde, às 13h30min, com a palestra "Doenças nas grandes culturas e os desafios dos futuros Engenheiros Agrônomos", com o professor da PF Erlei Melo Reis. O primeiro dia do evento encerrou com uma palestra sobre "Nutrição Animal" com a empresa Tortuga.
Na quarta-feira ocorreram os minicursos: "Manejo e Dimensionamento de cultivos protegidos" (60 vagas); "Tecnologias voltadas a mecanização agrícola" (45 vagas); e "Geoprocessamento de áreas agrícolas" (25 vagas).
Na quinta-feira, dia 09/05, o dia de palestras iniciou com a discussão "Intacta RR2 PRO: a nova e revolucionária tecnologia para a cultura da soja" com o Engenheiro Agrônomo Pedro Paulo Ríspoli Coelho da Monsanto, às 8h30min. Na sequência, a palestra foi "Tecnologias de Emergentes para o manejo de grandes culturas" com a Engenharia Agrônoma e representante técnica da Basf Leandra Leite.
Às 13h30min houve a palestra "Tendências tecnológicas para a produção de biodiesel" com o Engenheiro Agrônomo Fábio Júnior Benin, Gerente de Tecnologia Agrícola da BS Bios. "Novas tecnologias e manejo para a cultura do milho", com o Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitotecnia (UFRGS) e Supervisor de Pesquisa Agronômica da Pioner, foi a palestra seguinte.
Na sexta-feira (10/05) pela manhã haverá um momento acadêmico com a apresentação, debate entre as chapas e votação para eleição do novo Diretório Acadêmico do curso de Agronomia.

Fonte: IFCT - Campus Sertão