Notícia

Novas alternativas para mobilidade urbana


Presidente Eng. Capoani prestigiou a palestra do inventor do Aeromóvel na Abemec. Créditos: Arquivo CREA-RS

O tema da palestra técnica promovida pela Associação de Engenharia Mecânica e Industrial (Abemec-RS), ontem (09) em Porto Alegre, foi desenvolvido por Oskar Hans Wolfgang Coester, presidente e fundador da empresa Coester Soluções Inovadoras em Automação. Especialista em Aeronáutica, com especialização em eletrônica, Coester teve seu desenvolvimento profissional ligado à indústria aeronáutica, com diversos cursos de especialização nos EUA, inclusive na Boeing. Desde 1960, estudou e propôs com grande sucesso um novo conceito de mobilidade urbana, o projeto do Aeromóvel. Após mais de 35 anos, Coester poderá ver o seu sonho virar realidade, quando o projeto do Aeromóvel estiver transportando pessoas, ligando a estação da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha. A previsão de entrega do projeto é no segundo semestre de 2013.
“Será um final feliz de uma história que teve muitos percalços. E ninguém inventa nada, somos apenas fruto de nosso meio”, destacou em sua fala o inventor. Segundo ele, seu desejo era criar um sistema que transportasse gente, não peso morto. “Um automóvel pesa mil quilos. Uma pessoa pesa 70 quilos. A ocupação é em média de 1,2 passageiro por veículo, menos de cem quilos. Ou seja, os carros levam menos de 10% de carga útil. Por isso, pensei em algo de alumínio bem leve, em via elevada. A dúvida era como fazer aquilo andar”, explicou. A maneira encontrada para movimentar os veículos foi não tracionar nas rodas e utilizar a propulsão fora dos veículos, baseada no princípio do barco a vela, controlando a pressão, direção e velocidade do ar nos ventiladores estacionários. “O que é melhor ainda é que tudo foi produzido por aqui”, afirmou. O evento, aberto pelo presidente da Abemec-RS, Eng. Mec. Luciano Grando, atraiu não só os associados da Abemec, mas profissionais de outras áreas. A persistência do empresário foi elogiada pelo presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani. “Se tivéssemos mais profissionais como ele, com certeza o Brasil já teria resolvido a questão dos transportes públicos”, apontou, ressaltando ainda que o projeto é um bom exemplo da integração da teoria e prática, levando em conta que as pesquisas das universidades gaúchas contribuíram para que o projeto saísse do papel. Também presente, o 1º vice-presidente do CREA-RS e diretor da Abemec, Eng. Mecânico e de Segurança do Trabalho Paulo Deni Farias, chamou a atenção para a qualidade da Escola Técnica de Pelotas, responsável pela formação de Coester.  Também participaram o coordenador da Câmara Industrial, Eng. Ivo Germano Hoffmann, o conselheiro Eng. Miguel Atualpa Núnez e o conselheiro da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho, o Eng. de Operação-Mecânica e de Seg. do Trabalho Helécio Dutra de Almeida.

Clique aqui e confira a palestra na íntegra
 

 

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: