Notícia

MAPA qualifica profissionais para Agricultura de Baixo Carbono


O  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promove, em Alegrete,  mais um módulo de capacitação de multiplicadores do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC). O curso acontece no dia 27 de maio, segunda-feira, como parte da programação da 6ª Semana Arrozeira de Alegrete. Nesta fase são esperados cerca de 100 profissionais,  Engenheiros Agrônomos,  ligados às cooperativas, empresas públicas e privadas de Assistência Técnica, Planejamento e Extensão Rural das regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Centro do Estado.
O objetivo do curso é capacitar exclusivamente profissionais Engenheiros Agrônomos que, após o treinamento, deverão apresentar as tecnologias de baixa emissão de carbono diretamente aos produtores. Nesta etapa será difundido conhecimento para elaboração de projetos dentro dos requisitos exigidos pela linha de financiamento do Programa ABC que dispõe nesta safra de R$ 3,5 bilhões para financiar ações de baixo carbono.


Inscrições
A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (AEAA),  com apoio do CREA-RS, está com inscrições abertas no curso de capacitação para elaboração de projetos para o Programa ABC através do e-mail programaabcalegrete@yahoo.com . O treinamento acontecerá no dia 27 de maio de 2013 (segunda-feira), das 9h às 16h, no CTG Farroupilha, em Alegrete. “É fundamental que os Engenheiros Agrônomos detenham a metodologia de elaboração do projeto técnico para que possam atender às necessidades dos seus clientes produtores rurais para o uso das tecnologias de baixa emissão de gases de efeito estufa nas suas propriedades”, comenta César Moutinho, presidente da AEAA.


Programa ABC
O programa financia as práticas, tecnologias adequadas e sistemas produtivos eficientes que contribuem para a redução dos gases causadores do efeito estufa. Também garante ao produtor maior capacidade de pagamento, pois o crédito é oferecido com prazos de carência e de pagamento diferenciados, além de taxas de juros mais baixas.
A linha de crédito tem como finalidade financiar a recuperação de áreas e pastagens degradadas; implantar sistemas orgânicos de produção agropecuária; melhorar os sistemas de plantio direto na palha e de integração lavoura-pecuária, lavoura-floresta, pecuária-floresta ou lavoura-pecuária-floresta (sistema agrossilvopastoril). Além disso, objetiva a implantação, a manutenção e o manejo de florestas comerciais, inclusive aquelas destinadas ao uso industrial ou à produção de carvão vegetal; adequação ou regularização das propriedades rurais frente à legislação ambiental, recuperação  de áreas de preservação permanente e o tratamento de dejetos e resíduos, dentre outros, além da implantação de planos de manejo florestal sustentável.

ASCOM – AEAA
55 99985059 - Mariza Beck
Contato Eng Agr César Moutinho – 55 84055579  55 3422 4183


 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: