A Sargs comemora 80 anos

Lançamento do projeto da Sargs no Senge. Créditos: Arquivo CREA-RS

Para marcar a data, a entidade lançou na manhã desta quinta-feira (25) o projeto do livro De 1933 a 2013 – Tradição e Cultura do Rio Grande do Sul, na sede do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), em Porto Alegre. Desde a sua fundação, a Sargs vem encampando lutas e participado de várias frentes de trabalho e está intimamente ligada ao progresso do setor rural gaúcho. Um dos exemplos é a Operação Tatu, desencadeada no Estado, com base em estudos da Faculdade de Agronomia da UFRGS e que transformou o RS em um celeiro do Brasil por várias décadas. O Receituário Agronômico também nasceu dentro da entidade e suas afiliadas, que fizeram aprovar a lei estadual de agrotóxicos, embrião de toda a legislação que envolve o tema no Brasil. De acordo com o atual diretor-presidente da Sargs, Eng. Agrônomo Gustavo Lange, que apresentou o projeto, "essa trajetória será contada no livro, a partir da aprovação pelo Ministério da Cultura de um projeto apoiado pela Lei Rouanet, autorizando a Sargs a captar recursos necessários à produção e edição da obra, que reunirá a tradição, o folclore, os costumes ao desenvolvimento da agronomia, que se mistura com a atuação da entidade". Já o presidente do Senge-RS, Eng. Agrônomo José Luiz Azambuja, colocou  a entidade à disposição do fortalecimento da Sargs, destacando a sua importância na discussão e no debate do rumo do agronegócio gaúcho. "O desenvolvimento econômico do Estado está vinculado à agricultura. E nesse sentido entra o papel da Sargs na discussão de novos rumos, matriz produtiva e outras questões que envolvem as atividades da agronomia", apontou.

Representando no evento o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, o vice-presidente, Eng. Mecânico e de Seg. do Trabalho Paulo Deni Farias, afirmou que o Conselho gaúcho também é parceiro para alavancar este projeto "que irá resgatar os 80 anos de história da Sargs e da Agronomia do Rio Grande do Sul, que reflete no Brasil e no mundo".

Também estavam presentes o conselheiro da Agronomia, Eng. Agrônomo Arcângelo Mondardo, ex-presidente da Sargs; o coordenador da Câmara Industrial, Eng. Ind.-Mec Ivo Germano Hoffmann; o conselheiro Eng. Industrial Miguel Atualpa Núñez, também diretor da CreaCred; o presidente da Aeapa e vice-presidente da Sargs, Eng. Agrônomo Cezar Nicola; o diretor  e o vice-diretor da Faculdade de Agronomia da Ufrgs, respectivamente, Prof. Pedro Alberto Selbach e Prof. Carlos Alberto Bissani, e o Eng. Humberto Dauber.