O investimento na Engenharia atrelado ao desenvolvimento do RS

Nesta segunda-feira (22), a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul promoveu, em parceria com o CREA-RS e CRM, o debate "Engenharia Forte - Sociedade Segura", onde reuniu os representantes de todas as entidades integrantes do Fórum de Infraestrutura de Entidades de Engenharia do Estado para debaterem sobre o tema proposto.
Na abertura o Arq. e Urb. Sérgio Zimmermann ressaltou que a interseção de cada  entidade convidada é um mecanismo de desenvolvimento para o Estado, sendo necessário momentos de discussão como este. Aproveitou e apresentou o mediador do debate, ex-Governador Germano Rigotto, que abriu o evento enfatizando que “os gargalos na infraestrutura é a principal barreira do desenvolvimento”. E que o investimento em infraestrutura (portos, rodovias, aeroportos, etc) previsto no Estado é de R$ 200 bilhões, para 30 anos, e ainda assim faltaria investir mais 300 bilhões.
Pelo CREA-RS, o presidente Eng. Civ. Luiz Alcides Capoani que abriu sua fala com a seguinte expressão: “A engenharia está no seu melhor e no seu pior momento, devendo os profissionais e as empresas atentarem para esse antagonismo e ajustarem as arestas”. Em sua exposição, ainda, destacou temas importantes em pauta de discussão no Sistema Confea/Crea. Um deles é o que trata sobre o exercício ilegal da Engenharia como uma contravenção penal, um retrocesso à segurança social. Outro aspecto é a necessidade premente da atualização da legislação profissional, Lei nº 5.194 de 1966, a qual acontecerá no Congresso Nacional de Profissionais a realizar-se de 09 a 14 de setembro em Gramado/RS. Também abordou a questão da realização dos pregões eletrônicos para contratação de obras e serviços na área da Engenharia, o que podem afetar diretamente na qualidade técnica das execuções.
Entidades integrante do Fórum e seus representantes:
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental/Abes-RS: Eng. Civ. Nanci Giugno; Associação Gaúcha de Empresas de Obras de Saneamento/Ageos – Eng. Odilon Menezes; Conselho de Infraestrutura-Coinfra/Fiergs – eng. Civ. Alexandre Beck de Souza; Sindicato da Arquitetura e da Engenharia/Sinaenco – Eng. Edgar Candia; Sindicato da Indústria da Construção Civil/Sinduscon-RS – Eng. Mauro Touguinha de Oliveira; Sindicato da Indústria da Construção de Estradas e Obras de Terraplenagem/Sicepot-RS – Nelson Spier Neto, Sindicato dos Engenheiros/Senge-RS – Eng. Civ. Francisco Bragança; e Sociedade de Engenharia/Sergs.