
CBH Ibicuí empossa novos representantes
Créditos: Arquivo Divulgação
No dia 19 de agosto, na Inspetoria de Alegrete do CREA-RS, ocorreu a Reunião Extraordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí para eleições das entidades titulares e suplentes para ocuparem os grupos representantes dos usuários e da população neste órgão gestor de recursos hídricos, responsável pela maior bacia em área geográfica do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes membros de 32 entidades.
A reunião contou com a presença de Nelson Neto de Freitas, coordenador do Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Rio Grande do Sul, representando o Conselho de Recursos Hídricos (CRH/RS) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.
Na ocasião, também foi eleita a nova diretoria para o mesmo período gestão 2019-2021, ficando assim composta:
Presidente: Eng. Agrônomo Leonardo Cera (representante da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete – AEAA)
Vice-presidente: Eng. Agrônomo Ivo Mello (representante do Instituto Rio Grandense do Arroz – IRGA)
Secretária: Sandra Mara da Costa Silveira (representando o Instituto Rio Grandense do Arroz – IRGA).
Os Comitês representam a instância básica de participação da sociedade no sistema brasileiro de recursos hídricos. Tratam-se de colegiados instituídos oficialmente pelos Governos dos Estados e exercem poder deliberativo, uma vez que é no seu âmbito que são estabelecidas as prioridades de uso e as intervenções necessárias à gestão das águas de uma bacia hidrográfica, bem como devem ser dirimidos, em primeira instância, os eventuais conflitos.
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí foi criado pelo Decreto Estadual nº 40.226 de 07 de agosto de 2000 e instalado em 13 de dezembro do mesmo ano, com atividades e atribuições previstas na Lei Estadual 10.350/94.
