Temas relevantes ao Sistema pautam reunião do CreaSul em Porto Alegre
A partir da dir.: Kita, Joel e Melvis. Créditos: Arquivo CREA-RS
Durante todo o dia de hoje (28), os presidentes dos Creas da Região Sul estarão reunidos na sede do CREA-RS para debater assuntos de interesse dos profissionais dos três Estados. Na abertura do evento, o anfitrião, Eng. Civil Melvis Barrios Jr., presidente do CREA-RS, destacou as características dos três Estados e as realidades profissionais semelhantes, “fazendo com que hajam ações em conjunto”. Participam os presidentes Eng. Civ. Joel Krüger (CREA-PR) e o Eng. Civil Carlos Alberto Kita Xavier (CREA-SC).
Na pauta do dia, as discussões passam também pela organização do 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Civil, que ocorrerá de 20 a 21 de julho em Porto Alegre. Para o Eng. Civil Francisco José Teixeira Coelho Ladaga, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), o evento é muito importante para a valorização profissional.
Foi discutido, também, a logomarca do CreaSul, criado pelo CREA-SC. A nova proposta é de que as respectivas regiões sejam colocadas por ordem geográfica e que se mantenha as mesmas cores da logotipia do Sistema.
Ainda foi apresentada, pelo presidente do CREA-SC, Eng. Civ. Kita, a Cartilha de Acessibilidade. Com nova formatação, revisada e atualizada pelo Conselho catarinense, será utilizada e distribuída pelos Creas do Sul.
Os presidentes debateram ainda acerca do regramento das eleições. Pontos como prazo, dias de votação e voto em trânsito foram destacados. Além de falar sobre o Sistema IntegraSul, uma ferramenta criada para atender os profissionais e empresas registradas com mais rapidez e eficiência. “Viabilizar operacionalmente o livre acesso nos três Estados para ações conjuntas será um marco no Sistema”, enfatizou Eng. Melvis.
Também falaram sobre o Selo de Fiscalização em obras. O objetivo é padronizar e simplificar os selos dos três Conselhos.
Ainda na pauta, o Eng. Civ. Krüger, do CREA-PR, abriu uma discussão sobre o Chamamento Público e a Resolução 1075/2016. Para ele, se o conselheiro fizer parte da diretoria do Sistema Crea/Confea, não pode participar do chamamento.
Além dos coordenadores do CDER Sul participaram também da reunião os assessores da presidência do CREA-RS Eng. Ftal João Ângelo Lermen e Eng. Agr. Humberto Dauber, o conselheiro federal do PR, Eng. Mec. Willian Alves Barbosa e Claudemir Prates, da Assessoria de Apoio às Entidades de Classe do Crea-PR.
Também estavam presentes o vice-presidente do CREA-RS, Eng. Civil Paulo Viana; os conselheiros federais Geólogo e Eng. Seg. Trabalho Pablo Souto Palma (CREA-RS) e Eng. Civil Willian Alves Barbosa (CREA-PR); e o Eng. Civil Samir Jorge, coordenador do Cder-PR.