Presidente Capoani recebe Engenheiro do Ano de 2012

Eng. Capoani dedicou a homenagem ao profissionais do Sistema Confea CREA-RS . Créditos: Arquivo CREA-RS

À frente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), em sua segunda gestão, o Engenheiro Civil Luiz Alcides Capoani recebeu, nesta terça-feira (11), a láurea de Engenheiro do Ano de 2012. O Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, esteve lotado para prestigiar a premiação dos destaques em Engenharia, concedida anualmente pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), desde 1985, aos profissionais da engenharia gaúcha que se destacaram por sua atuação nos setores público e privado. Na abertura, o presidente da Sergs, Arquiteto Sérgio Luiz Zimmermann, destacou a responsabilidade das atividades dos profissionais da área tecnológica no sentido de atender às demandas da sociedade com as melhores práticas. “Muitas são as agruras da Engenharia, que é uma ferramenta indispensável para a construção de um mundo melhor. Precisamos também ocupar o espaço político que nos cabe, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cidades”, avaliou. Para valorizar ainda mais a classe, desde 2001 a Sergs também confere a láurea Destaque Acadêmico aos universitários de melhor desempenho entre os formandos dos cursos de engenharia e arquitetura da Pucrs, Ufrgs, Ulbra, UniRitter, Ufsm, UCS, Unisinos e IPA.

Homenageados de 2013 juntos no palco

Área Pública
O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, homenageado na área pública, destacou em sua fala a importância de se investir na qualificação do transporte público para proporcionar qualidade de vida para a população, citando as obras de extensão do trem até Novo Hamburgo. “É uma obra integradora que conta com uma equipe de excelentes profissionais”, salientou. Também na área pública, o presidente Capoani afirmou em seu discurso de agradecimento que a honraria era um fruto de um trabalho conjunto. “O êxito é sempre uma construção coletiva. Nosso projeto e ideias foram vencedores porque implementarmos uma gestão moderna, representando inovações e avanços para o nosso Conselho, consolidando uma nova cultura de melhorias que conta com o apoio, a vontade, a colaboração e o comprometimento de todos os profissionais que acreditam e constroem um CREA cada vez melhor”, ressaltou, afirmando ainda que a profissão de Engenheiro exige pensar diariamente e trabalhar para a sociedade com ética e seriedade.

Área privada
O Eng. Eduardo Kenzi Antonini, presidente da Grêmio Empreendimento e coordenador das obras da Arena do Grêmio, inaugurada no sábado (08), recebeu a láurea por seu trabalho à frente do projeto.  Formado na UFRGS, Antonini ressaltou que o prêmio é uma retribuição ao investimento da universidade, lembrando ainda de seus colegas de profissão. "Junto comigo trabalharam cerca de cem engenheiros no Projeto Arena, não só gaúchos, mas profissionais de diversas nacionalidades, como da Holanda, de Portugal, que nos ajudaram a erguer esse sonho”, explicou. Salientou ainda que a Engenharia tem de aprender a conviver e trabalhar com profissionais de outros setores. “Assim estaremos preparando as cidades para nossos filhos e netos”, finalizou.
Outro homenageado da noite, o diretor-gerente e responsável técnico da Beck de Souza Engenharia Ltda., Alexandre Beck de Souza, ressaltou que os profissionais da Engenharia deveriam aprender a divulgar mais suas atividades. “Somos os guardiões de nossa área e o nosso compromisso é utilizar o nosso conhecimento técnico em prol da população. A sociedade muitas vezes não sabe o que fazemos no sentido de pensar o seu conforto e segurança. Para isso precisamos disseminar e valorizar mais a nossa técnica”, ressaltou, afirmando ainda que a responsabilidade é imensa no sentido de preparar a cidade para os filhos e netos.

Homenagem Especial
O Eng. Cylon Rosa Neto recebeu uma homenagem especial por seu trabalho como presidente do Fórum de Infraestrutura das Entidades de Engenharia do RS, afirmando, na ocasião, que a infraestrutura das cidades é o grande gargalo para a qualificação da engenharia. “Somos os indutores dos bons procedimentos e temos de ser mais pró-ativos no sentido de orientar os quadros de contratação das empresas, no sentido de qualificá-las ainda mais”, declarou.

Homenagem póstuma
Concedida ao Eng. Reinaldo Barradas Leiria, autor do hino da Sergs, a homenagem foi um momento de muita emoção para os presentes, levando em conta que o Eng. Leiria faleceu em setembro deste ano, quando ainda fazia parte da diretoria da Sergs. Sua esposa e filha receberam a homenagem.
Representando o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o vice-prefeito eleito Sebastião Vasconcelos, anunciou a criação do Instituto de Planejamento. Segundo ele, o Instituto contribuirá para desburocratizar e acelerar a liberação de obras importantes. “Temos de respeitar a legislação, mas também precisamos do setor tecnológico para encontrar soluções inovadoras com visões metropolitanas”, defendeu.

14 universitários com o melhor desempenho entre os formandos dos cursos de Engenharia e Arquitetura da PUCRS, UFRGS, Ulbra, UniRitter, UFSM, UCS, Unisinos e IPA receberam a premiação das mãos do presidente da Sergs, Arquiteto Sérgio Luiz Zimmermann, e do Eng. Francisco C. Bragança de Souza, do Conselho Consultivo da entidade