CREA-RS aponta irregularidades no Hospital Conceição (Porto Alegre)

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (CREA-RS) apresentou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) relatório de inspeção fiscal realizada no Hospital Conceição (Porto Alegre). A fiscalização foi parte da operação da força-tarefa dos hospitais realizada entre 18 e 21 de outubro. Notas recomendatórias foram apresentadas ao Conceição no final da inspeção.
O CREA-RS aponta no relatório irregularidades como: profissionais atuando sem o registro ativo ou anotação de responsabilidade técnica (ART) no Conselho; não apresentação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) de 2016; falta de sistema de aterramento da Central de Gás GLP; piso irregular e guarda de objetos inadequados nas subestações de energia; ausência de Programa de Gestão de equipamentos de proteção individual (EPIs); falta de adequação e sinalização de segurança nos elevadores de carga; irregularidades nas operações com resíduos hospitalares, com exposição de empregados a risco de contaminação e máquinas inadequadas à NR12. A fiscalização também aponta a não apresentação de documentos requisitados ao hospital em outubro.
O relatório foi elaborado pelo gerente de fiscalização do CREA, engenheiro químico e de segurança do Trabalho Marino José Greco, pela supervisora de fiscalização da Serra/Sinos,Alessandra Maria Borges, pelo chefe do Núcleo de Suporte Técnico, engenheiro Marcelo de Souza e pelo chefe do Setor de Planejamento e controle, engenheiro Gelson Frare. As empresas com registro no CREA-RS que prestavam serviços ao hospital e que não realizaram o registro da ART foram notificadas para regularizarem a situação.

TRT4