
Prontuário das Instalações Elétricas não deve ser terceirizado
O PIE (Prontuário das Instalações Elétricas) é a documentação exigida pelo Ministério do Trabalho e Emprego que reúne informações pertinentes às instalações elétricas e aos trabalhadores. O objetivo principal é obter as melhores condições de segurança e de operação para os trabalhadores envolvidos com as instalações e usuários.
Segundo o Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho João José Barrico, a organização do PIE faz com que as empresas estejam menos sujeitas a danos elétricos e acidentes. E para isso, é importante que esta documentação seja organizada pela própria empresa, dentro de sua cultura. "O que acontece hoje em dia é que muitas empresas terceirizam a manutenção de suas instalações e não atentam para a organização dessa memória documental de tudo o que se refere às instalações e serviços com eletricidade. É oportuno observar que esse conjunto de documentos deve ficar disponível para os órgãos fiscalizadores”.
O Engenheiro Eletricista Fabio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos, esclarece que o PIE é um documento exigido pela NR-10 desde 2005 e aplica-se a empresas com potência instalada acima de 75 kVA.
Mais informações sobre o PIE serão apresentadas no CINASE 2016 – Circuito Nacional do Setor Elétrico, que acontece dias 13 e 14 de Outubro em Curitiba - na FIEP – PR.
Fonte: www.engerey.com.br e inscrições: eventos@reymaster.com.br
