
Entidades debatem capacitação estudantil em Segurança contra Incêndio
CRB apresenta programa a dirigentes de entidades. Créditos: Sindilojas/Ijuí
Foi realizada na tarde de quarta-feira, 17, na sede do Sindilojas Noroeste, reunião entre um conjunto de entidades, entre elas representantes da Inspetoria de Ijuí, e o 12º CRB – Comando Regional de Bombeiros, com sede em Ijuí, para apresentação do Programa Estadual de Capacitação Estudantil em Segurança Contra Incêndios.
O programa tem como entidade gestora a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e tem como objetivo oferecer oportunidade para o treinamento, capacitação e desenvolvimento de estudantes universitários de Engenharia ou áreas afins, na área de Segurança contra Incêndio, através da organização de palestras e de treinamentos, a serem oferecidos com apoio dos Comandos Regionais de Bombeiros no Estado. Os bolsistas devem cumprir uma carga horária de 20 horas semanais, junto ao CRB, e receberão um auxílio financeiro mensal, por meio de bolsa de extensão. O máximo de permanência no programa será de 24 meses por bolsista.
Conforme explicou o Capitão Silvano Oliveira Rodrigues, do 12º CRB, hoje o comando conta com um efetivo de seis servidores para atender à demanda de 12 municípios da sua região de abrangência. Destacou ainda o aumento significativo de demandas para elaboração de Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCIs), trabalho que está mais rigoroso após a aprovação de nova legislação, conhecida como Lei Kiss. Desta forma, a adesão ao Programa de Capacitação Estudantil representa a possibilidade de agilizar o atendimento a estas demandas, considerando a meta do mesmo de entregar à sociedade profissionais habilitados, no caso bolsistas que seriam capacitados para elaborar PPCIs de acordo com a legislação. Ao Corpo de Bombeiros caberia a parte final de fiscalização.
Na reunião, integrantes do 12º CRB apresentaram informações sobre a operacionalização do Programa no município, contando com a participação da Unijuí como instituição de ensino associada, mediante a seleção e acompanhamento acadêmico dos bolsistas. A execução do Programa depende ainda da adesão de instituições e entidades do município que atuariam como financiadoras, custeando o valor da bolsa e demais taxas referentes à execução do mesmo. Participaram, ainda, lideranças do Senai, CDL e Sindilojas.
Com informações Sindilojas/Ijuí
