
Carta de Bagé encerra evento das entidades de classe do CREA-RS

Carta foi redigida e lida no evento pelo Eng. Ubiratan Oro. Créditos: Arquivo CREA-RS
Com nove propostas, a aprovação da Carta de Bagé encerrou o XVI Encontro Estadual de Entidades de Classe (EESEC). A carta deste ano dividiu as proposições em três eixos: as que dependem de alteração de lei, as que dependem de resolução do Confea, e as que poderão ser aplicadas pelo CREA-RS. A aprovação foi na Plenária final do evento, realizada na manhã de sábado, dia 13.
O presidente do CREA-RS, agradecendo a participação de todos, em sua fala final destacou os importantes debates realizados nos três dias de evento. “Todas as discussões ocorreram em condições de igualdade, e isso é democracia. Aqui não temos presidente ou diretores, somos todos profissionais tentando melhorar o Sistema”, afirmou.
O principal foco das discussões no encontro: os convênios para repasses entre o Crea e as EC, também foi citado pelo presidente. “Temos um grande desafio com a chamada pública, porém temos todos os meios para realizá-la com sucesso. Seremos o segundo Crea do Brasil a implementar a chamada, que com certeza será fundamental para garantir o excelente trabalho que nossas entidades realizam em todo o RS”, destacou.
Entidades de Bagé apresentam seu trabalho
Antecedendo a leitura da Carta, os presidentes das duas as entidades anfritriãs do encontro, Núcleo de Engenheiros e Arquitetos de Bagé (Neab) e Associação Bageense de Engenheiros Agrônomos (Abea), apresentaram suas principais ações e projetos.
Pela Abea, Eng. Marta Hamm destacou a participação em eventos da área, realização de cursos de qualificação e a premiação “Profissional do Ano”, que homenageia os destaques da área agronômica da região. Também citou a recuperação da placa de homenagem aos agrônomos em frente ao Engenho Pillon Cereais. “Renovamos para que os agrônomos estejam representados, visto a importância que têm para o desenvolvimento da região.” Citou também o site da associação, onde além de informações da entidade, são divulgadas notícias relacionadas à área.
Pelo Neab, Eng. Márcio Marun destacou o trabalho de aproximação com os estudantes, “incrementando novas lideranças e trazendo os futuros profissionais à vivenciar a entidade”, os convênios com a prefeitura e a aproximação com os legisladores. Apresentou, ainda, o “carro-chefe” do Núcleo, o guia “Aprova Fácil”. Com tiragem de três mil exemplares, o livreto contém informações para aprovação de projetos e emissão de certidões municipais e a listagem dos associados em dia com a entidade. “São distribuídos nos diversos órgãos públicos, materiais de construção, lojas especializadas e nas secretarias municipais”, destacou.
XVII EESEC
A cidade Torres foi escolhida como sede do evento em 2017. Na foto, Eng. Melvis, presidente CREA-RS, e Engenheiros Gustavo Lange e Evandro Piccolo Fernandes, coordenador-adjunto e coordenador regional do CDER Litoral.
