
Três zonais do CREA-RS reunidas esta semana

Presidente do CREA-RS participou do encontro da Zonal Planalto . Créditos: Arquivo CREA-RS
As zonais Planalto, Fronteira Oeste e Fronteira Sudoeste realizaram reuniões durante esta semana. Entre os assuntos abordados nos três encontros estavam as reformas e trocas de local de algumas sedes, a importância das Comissões Multimodais para a representatividade da área tecnológica, as eleições para Inspetores, dúvidas sobre o organograma do Conselho, novas formas de repasse às entidades de classe e a preocupação do Sistema Confea/Crea de que elas tenham gestões mais profissionalizadas, entre outros temas.
Com a participação do presidente do CREA-RS, Eng. Melvis Barrios Junior, a Zonal Planalto se reuniu na segunda-feira (08), em Passo Fundo. Durante sua fala, ele abordou vários temas importantes para o Conselho. “Temos várias questões sendo resolvidas para a troca das Inspetorias e suas reformas, que muitas vezes são demoradas pelos processos burocráticos necessários por sermos autarquia federal. Mas estamos resolvendo todas essas questões e até o final do ano mudaremos sete inspetorias de local, isso é um enorme avanço para o CREA-RS. Além disso, é muito bom ver que diversas Inspetorias estão migrando para as Comissões Multimodais, que darão mais representatividade ao nosso trabalho”, afirmou. Também esteve presente, a coordenadora das Inspetorias, Eng. Ambiental Nanci Walter. A zonal Planalto é composta pelas Inspetorias de Carazinho, Passo Fundo e Erechim. Ela possui 5.307 profissionais registrados na jurisdição. Antes da reunião, ainda, o Eng. Melvis visitou as instalações da nova Inspetoria de Passo Fundo que está em fase de finalização, com inauguração prevista para o mês de setembro.
A reunião da Zonal Fronteira Sudoeste, ocorreu no último sábado (06), em Alegrete, com os inspetores e a participação do coordenador adjunto das Inspetorias, Eng.Civil Eliseu Porto.
Composta pelas inspetorias de Alegrete, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana, a Zonal Fronteira Sudoeste tem em sua jurisdição 1.494 profissionais registrados, com prevalência da área agronômica que conta com 905 registros, seguida da modalidade Civil, com 341.
A Zonal Fronteira Oeste que reúne as inspetorias Santiago, São Borja e São Luiz Gonzaga, se reuniu na segunda-feira (08), em São Luiz Gonzaga. Participou junto aos inspetores o coordenador adjunto das Inspetorias, Eng. Civil Eliseu Porto de Moura, e o 2º diretor administrativo do CREA-RS, Eng. Civil Marcus Vinícius do Prado. Com 1.253 profissionais registrados, profissionais da modalidade Agronomia também são a maioria, com 837 inscritos, seguida da modalidade civil com 188 profissionais.
