CREA-RS já fiscalizou mais de 4 mil empreendimentos na área de Agronomia em 2016

A Gerência de Fiscalização do CREA-RS apresentou os resultados referentes ao período de 1º de janeiro a 30 de abril na Câmara de Agronomia (Ceagro) na tarde de sexta-feira (20). O chefe do Núcleo Operacional, José Eduardo Macedo, destacou que a área representou 20% da arrecadação do Conselho no período, gerando R$ 2.552.584,59.

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 364 já tiveram fiscalizações na Agronomia. Na apresentação, Macedo ressaltou que 27% dos títulos registrados no CREA-RS atuam nesta área, o que representa 18.625 profissionais distribuídos nas 11 zonais do Estado.

Até 30 de abril, o Plano de Fiscalização 2016 atuou em 17.399 empreendimentos, sendo 4.102 na área de Agronomia. O crédito rural teve a maior incidência nestas fiscalizações, totalizando mais da metade do total:  2.931.

O Eng. Agrônomo Alvaro Roque Junqueira, da Emater, acredita que é necessária atenção especial às propriedades rurais. “Se pegar todas, não sei se 1% cumpre todas as normas que deveria”, afirmou Junqueira, que é conselheiro pelo Senge. Ao total, 14 propriedades passaram por fiscalização do CREA-RS no período apresentado.

Atualmente, outras 10 propriedades rurais estão sendo fiscalizadas pelo Conselho. Elas estão distribuídas entre os municípios de Porto Alegre, Viamão, Flores da Cunha, Feliz, Bom Princípio e São Sebastião do Caí.