Fiscalização apresenta ações para a Câmara de Engenharia Industrial

No dia 19 de maio, o gerente da Fiscalização do CREA-RS, Eng. Químico e de Seg. do Trabalho Marino José Greco, acompanhado do chefe do Núcleo de Controle Operacional José Eduardo Macedo, apresentou um relatório das atividades da Fiscalização realizadas nos últimos cinco meses referentes à área da Industrial. “Esta modalidade foi uma das que mais fiscalizamos empreendimentos durante este ano, 33% estão somente nesta área, e este é um número muito significativo. E também aproveito para agradecer todo o suporte necessário que a Câmara nos concede durante as ações, principalmente a força tarefa dos frigoríficos”, explicou o Eng. Quim. e Seg. Trab. Marino Greco.

Foram apresentados os dados da Força Tarefa realizada em parceria com o Ministério Público do Trabalho que fiscaliza os frigoríficos de todo o Estado, da fiscalização ocorrida na Randon, em Caxias do Sul, que ocorreu entre 02 e 06 de maio, e também das ações gerais realizadas pela fiscalização durante o início deste ano. O Eng. Quim. e Seg. Trab. Marino também esclareceu dúvidas trazidas pelos conselheiros a respeito das fiscalizações como a regularização do salário mínimo profissional.

Dos 21.836 empreendimentos fiscalizados entre o período de 01 de janeiro de 2016 a 18 de maio do mesmo ano, em todo o Estado, 7.233 são apenas da área de Engenharia Industrial, o que representa 33% das fiscalizações realizadas durante estes primeiros cinco meses. A maior parte destes empreendimentos foi realizada em elevadores (2.422).

O coordenador da Câmara Industrial, Eng. Op. Mec. Carlos Roberto Santos da Silveira, agradeceu a apresentação dos resultados obtidos pela fiscalização, parabenizou as ações e o convênio realizado com o Ministério Público do Trabalho, que segundo ele, “permitiu que o CREA-RS começasse a entrar nas empresas”, e reforçou que as portas da Câmara Industrial estão sempre abertas à fiscalização.

Confira abaixo os resultados ampliados das ações especiais da fiscalização do Conselho:

Randon
- 97 profissionais registrados.
- 87 laudos de adequação a NR 12, 18 estavam sem registros de ART.
- Adequação do salário mínimo profissional de 55 profissionais do quadro técnico.
- Regularização de ARTs não registradas de cargo e função de 35 profissionais do quadro técnico.
- Regularização do registro profissional de 14 profissionais atuando com registro cancelado.
- Registro de 117 profissionais sem registro.

Força tarefa frigoríficos
Durante os quase três anos de força-tarefa já foram fiscalizados 27 frigoríficos em todo o Estado, sendo 14 aviários, 06 bovinos, 06 suínos e 01 de enlatados de carne. Além disso, o número das atividades fiscalizadas nos frigoríficos, pelo Conselho durante a ação dobraram, depois de 2014.
Em 2014, foram fiscalizados 06 frigoríficos aviários. Já no ano de 2015, foram fiscalizados 07 frigoríficos aviários, 05 bovinos, 05 suínos e 01 de enlatados de carne. E em 2016, já foram 01 frigorífico aviário, 01 suíno e 01 bovino. Nestas ações foram atingidos 16.318 funcionários de área avícola, 2.229 dos frigoríficos bovinos e 5.013 dos suínos.