
Mais três Zonais realizam seus Congressos Distritais
Três reuniões preparatórias acontecem, neste sábado (21), reunindo profissionais da Fronteira Sudoeste, Planalto e Metropolitana, nas cidades de Alegrete, Erechim e Porto Alegre, respectivamente.
O objetivo do Distrital é discutir assuntos de interesse das categorias, sob o tema principal Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e da Agronomia Brasileiras. Também em discussão a função social e o fortalecimento da engenharia para a sociedade, a capacidade de inovação tecnológica dos profissionais, o mercado de trabalho e a carreira do profissional. Ao todo, nos encontros deste sábado estimamos a participação de cerca de 100 profissionais.
Alegrete
Em um auditório com mais de 30 profissionais, o coordenador do Congresso Distrital, inspetor-chefe Eng. Eletricista-Eletrônica Renato Piccoli, acompanhado do 1º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Agr. Vulmar Silveira Leite, coordenador Estadual do CEP-RS, Eng. Op-Eletr. Sérgio Boniatti, e do coordenador do CDER-RS, Eng. Agríc. Carlos Aurélio Dilli Gonçalves, abriram os trabalhos da Zonal Fronteira Sudoeste, na manhã deste sábado.
Erechim
Na presença do presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, a coordenadora Distrital inspetora-chefe Eng. Civ. Rosane Zanardo e o membro da coordenação Estadual do CEP-RS, Eng. Civ. Ubiratan Oro abriram os trabalhos da Zonal Planalto que reúne profissionais das cidades de abrangência das Inspetorias de Passo Fundo e Carazinho, além de Erechim.
O Eng. Oro aproveitou sua participação para explanar sobre a importância dos debates sob os temas e eixos temáticos que norteiam a condução dos trabalhos. “Entre os participantes temos vários profissionais que já participaram de outros Congressos. Este é evento nos apresenta um desafio maior que é o de fazer com que as propostas sejam realmente concretizadas pelo Confea”, disse.
Em sua fala, Eng. Melvis lembrou alguns elementos que precisam estar nos debates. “Hoje a Engenharia vive em uma profunda crise, assim como o Brasil. Porém é uma crise passageira e o nosso país possui um mercado de trabalho em potencial, visto que nossa infraestrutura é mínima”, destacou. Enfatizou a falta de políticas públicas na área governamental, havendo necessidade de incentivos para a produção de tecnologia própria. “A Engenharia hoje não tem força política e muitas leis estão sendo criadas sem o nosso conhecimento e acompanhamento, essa situação precisa mudar”, declara Eng. Melvis, conclamando os participantes à reflexão.
Ao finalizar reforçou que o CREA-RS estará participando do Congresso Nacional com uma delegação muito qualificada e com propostas efetivas para a mudança do Sistema Confea/Crea e Mútua.
Porto Alegre
Porto Alegre sedia o Distrital da Zonal Metropolitana que reúne profissionais dos municípios de abrangência das Inspetorias de Cachoeirinha/Gravataí, Camaquã, Guaíba, Montenegro, Porto Alegre e Viamão. Sob a coordenação do inspetor-chefe de Porto Alegre, Eng. Mec. Joel Fischmann, o evento iniciou neste sábado, contando com a participação do 2º vice- presidente, Eng. Civ. Fernando Martins Pereira da Silva, e da Eng. Amb. Nanci Walter, coordenadora das Inspetorias e membro da Comissão Organizadora do 13CEP-RS.
