CREA-RS participa do Seminário sobre Dívida Pública, desenvolvimento e soberania

O Seminário contou com com a participação de cerca de 450 pessoas, entre estudantes e profissionais da área tecnológica. Créditos: Arquivo CREA-RS

O presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, participou nesta quarta-feira (30), do Seminário Dívida Pública, Desenvolvimento e Soberania Nacional, organizado pelo Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge-RS), com apoio do CREA-RS.

Primeiro a falar durante a abertura, o presidente do Senge-RS, Eng. Civil Alexandre Wollmann, saudou os participantes e lembrou que o Sindicato, com apoio de outras entidades, já realizou diversos debates sobre temas relacionados aos profissionais da área tecnológica e ao desenvolvimento social. “Este tema que relaciona dívida pública e desenvolvimento se mostrou omitido nos últimos anos. Há certa incompetência por parte dos governantes, visto que quase nada foi feito pelos últimos governos para sanar este problema tão grave que é a dívida pública e a alta dos impostos. Como resultado, temos um estado falido, serviços públicos precários, servidores com salários parcelados, entre outros problemas que enfrentamos." Alexandre afirmou ainda que a solução para a dívida do Rio Grande do Sul, precisa ser encarada como um projeto de Estado e não um projeto de governo.

Presidente Melvis ao lado de diversas autoridades convidadas para o evento que tratou sobre Dívida Pública, Desenvolvimento e Soberania Nacional

Agradecendo pelo convite, o deputado estadual e representante da Frente Parlamentar pela Suspensão e Auditagem da Dívida, Luís Augusto Lara (PTB), afirmou que este é um debate que está sendo travado há muitos anos. “A Frente Parlamentar já falava sobre a ação de contestação da dívida faz mais de um ano e foi ignorada pelo governo estadual. Hoje essa medida foi tomada, porém os cofres públicos encontram-se totalmente vazios, grande parte pelo pagamento desta dívida que está em mais de 50 bilhões de reais. Precisamos de ações sérias e imediatas de negociação”, concluiu.

Para finalizar a cerimônia de abertura, o secretário estadual da Fazenda, Luiz Antônio Bins, representando o governador do RS, José Ivo Sartori, salientou que o evento traz o debate de um dos temas mais importantes para os gaúchos neste momento. “A dívida pública, que vem de anos, atrapalha todo o funcionamento do Estado. Hoje, transferimos mais de 3 bilhões de reais todos os meses para a União, deixando de investir ou sanar os problemas estruturantes do RS”, ressaltou.

Com a participação de cerca de 450 pessoas, entre estudantes e profissionais da área tecnológica, o Seminário foi dividido em dois painéis. O primeiro chamado de “Dívida Pública x Funções do Estado", contou com a participação dos painelistas Antônio Correa de Lacerda, doutor em Economia; João Pedro Casarotto, representante da Federação Brasileira de Associação de Fiscais de Tributos Estaduais; e Grazielle Custódio David, representante do Instituto de Estudos Socioeconômicos.

O CREA-RS manteve um estande durante todo o Seminário para atender os profissionais

O segundo, denominado de “Crise financeira, Infraestrutura e Desenvolvimento”, teve a participação dos painelistas Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e ex-ministro da fazenda; Germano Rigotto, ex-governador do RS; Luiz Augusto Lara, deputado estadual e representante de Finanças e ALRS; e Maria Lúcia Fatorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida. De forma bastante descontraída, Ciro Gomes falou sobre as dificuldades e desigualdades tributárias do Brasil, onde a classe média paga os maiores impostos, comparados aos seus ganhos. Considerou, ainda, que para que o país “funcione”, deve-se criar um plano estratégico para os próximos dez anos, e não apenas para quatro. “Alguns governos sofrem consequências dos erros do passado”, completou. Falou também sobre o momento negativo que vive a política e a democracia brasileira.