
Aprovação da Carta de Passo Fundo encerra XIV EESEC

Grupo de profissionais participantes do XIV EESEC. Créditos: Arquivo CREA-RS
Com uma intensa programação, contando com palestras técnicas e debates em grupos de trabalho, terminou neste sábado (27), em Passo Fundo, o XIV Encontro Estadual de Entidades de Classe do CREA-RS (EESEC), que reuniu cerca de 150 representantes das 70 entidades de classe registradas e cadastradas no Conselho, entre os dias 25 e 27. Com o tema “O Futuro das Engenharias”, os participantes tiveram oportunidade de refletir sobre o papel e os desafios das profissões da área tecnológica dentro de um mundo em constante avanço tecnológico. A importância das entidades de classe para o fortalecimento do Sistema Confea/Crea e dos profissionais também foi foco constante do encontro.
Na plenária final, na manhã de sábado, foi aprovada a Carta de Passo Fundo, com as reivindicações e sugestões trazidas das discussões realizadas dentro dos quatro grupos temáticos nos quais foram divididos os participantes. Foram eles: Formação e Atribuição Profissional, Organização, Mundo do Trabalho e Marco Técnico. O encerramento do EESEC foi feito pelo coordenador do Colégio de Entidades Regionais do RS (CDER-RS), Eng. Agr. Mauro Cirne, que destacou a consolidação do Fórum Nacional das Entidades de Classe, que aprovou seu regimento no evento, destacando a necessidade de haver maior representação das ECs regionais dentro do Confea, um dos primeiros objetivos do grupo.
Confira a galeria com as fotos do evento.
Afirmando que “difícil é ser presidente de Entidade de Classe”, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, fez o último pronunciamento do evento. Lembrou, ainda, ter iniciado sua vida no Sistema por meio de um entidade, quando esteve à frente do Ibape-RS, sabendo, por isso, das dificuldades que são enfrentadas. “Este evento é das entidades, sempre avançamos e melhoramos depois de um EESEC, e assim distribuímos as responsabilidades e as conquistas.” Com o término do mandato no final do ano, agradeceu a todos a oportunidade de ter presidido o Conselho “e crescer como ser humano”. “Queremos todos a mesma coisa, o fortalecimento do Sistema Confea/Crea. Representamos 80% do PIB nacional, mas ainda somos um sistema fraco nas decisões políticas. Com Entidades e Conselhos fortes, teremos uma democracia forte. Temos que fazer valer nosso conhecimento técnico em prol da sociedade”, encerrou o Eng. Capoani.
XV EESEC – Bento Gonçalves foi eleita por aclamação a cidade para receber o próximo Encontro Estadual de Entidades de Classe. A escolha não precisou de votação, visto que os representantes da outra cidade candidata, Bagé, retiraram a candidatura, já que estarão recebendo em outubro o Seminário das Inspetorias do CREA-RS.
Acesse as palestras ocorridas:
As Entidades de Classe e o Sistema Profissional das Engenharias
Política de Formação das Engenharias
Programa de Responsabilidade Social do CREA-RS
Saiba Mais:
Homenagens marcam abertura do XIV EESEC
Representantes de entidades iniciam trabalhos no XIV EESEC
Fórum Nacional das Entidades de Classe realizam primeira reunião
Economia e Engenharia são tema de debate do EESEC
Experiência de Minas Gerais e Paraná são apresentadas a entidades de classe
