Notícia

Em debate valorização profissional e proteção à sociedade


Quarta edição do Seminário reúne centenas de representantes de Conselhos e Ordens do Estado. Créditos: Arquivo CREA-RS

O plenário Ana Terra, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, ficou pequeno para todos os profissionais que compareceram ao 1º Encontro dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul na tarde desta quinta-feira (24). O evento, que reuniu pela primeira vez representantes de categorias profissionais das áreas da saúde, engenharia, administração, entre outros, foi fundamental para fortalecer a aproximação entre os Conselhos. 

Compondo a mesa de abertura, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Professor Garcia, foi enfático ao falar da importância das profissões regulamentadas e do papel que os Conselhos profissionais desempenham no Brasil. “Acho importante termos um momento como este evento para reunir os Conselhos e discutir a missão que eles têm. Cada um com seu olhar específico pode trazer um olhar maior, mas todos temos essa responsabilidade de cuidar da sociedade”, esclareceu. Flávio Koch, presidente do Fórum dos Conselhos e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS e presidente do CRECI-RS, demonstrou satisfação em ver o interesse de todos os presentes em discutir os objetivos pertinentes à atividade desempenhada pelos Conselhos. “É uma alegria imensa ver que temos o mesmo propósito de proteger a sociedade”, expressou. Representante do Tribunal de Contas da União (TCU) no Estado, o auditor público e secretário de Controle Externo, Cláudio Augusto Prates Thomas, falou da importância da parceria entre o TCU e os Conselhos. “Nós nos colocamos sempre à disposição para a realização de um trabalho conjunto”, declarou. 

Além deles, Cláudio Lamachia, ex-presidente da OAB/RS, também elogiou a intensificação da atuação no Estado, referindo-se às ações conjuntas de fiscalização que reuniram os mais diversos Conselhos Profissionais. “Isso é importante para elevar os Conselhos ao patamar de importância na sociedade e valorizar a participação de forma intensa”, assegurou. Ao final, o assessor de Relações Institucionais do Conselho Regional de Farmácia do RS, Everton Borges, agradeceu aos agentes fiscais que participaram da ação conjunta de fiscalização da Copa do Mundo realizada no mês passado, o que, na sua opinião, foi pertinente para aproximar os Conselhos. “Essa participação é o que diferencia nosso Fórum e mostra a força que nós temos”, reiterou. 

Dando continuidade aos trabalhos programados, Flávio Koch e José Augusto Viana Neto, coordenador nacional do Fórum dos Conselhos e Ordens e vice-presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, deram início aos primeiros debates da tarde. Ao tratar sobre o acompanhamento das propostas de interesses de cada área profissional, regularmente encaminhadas à Câmara federal, Viana Neto destacou a relevância do contato dos profissionais com os deputados para demonstrar o interesse na aprovação das medidas. “Temos um grande poder político e de articulação”, declarou. 

O CREA-RS, que está na vice-presidência do Fórum, esteve representado pelo assessor da presidência, Jeferson Rosa, e funcionários das áreas de Fiscalização e Acervo Técnico e Art.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: