
Inicia ação conjunta de fiscalização do Fórum dos Conselhos, foco é a Copa

Abertura da ação ocorreu na sede do Creci-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS
Foi aberta na manhã desta segunda-feira (31/03), a ação conjunta de fiscalização dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul. Até o final da semana, a ação reúne mais de 20 entidades em fiscalizações a empreendimentos, na cidade de Porto Alegre, que tenham relação com a Copa do Mundo. O objetivo é oferecer ao turista e à população da cidade a segurança necessária nos serviços prestados durante a competição, orientando e fiscalizando os proprietários dos estabelecimentos. Serão fiscalizados bares, restaurantes, hotéis, estabelecimentos de saúde, farmácias, obras civis, entre outros empreendimentos.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (CREA-RS), juntamente com o Conselho Regional de Nutrição (CRN2), terão como foco os bares e restaurantes da Capital, em fiscalizações noturnas e diurnas, e os hospitais, também em parceria com o CRN2. Por parte do CREA-RS, serão averiguadas as responsabilidades técnicas de profissionais e empresas legalmente habilitados pelos PPCI e demais laudos necessários às atividades desenvolvidas nestes locais.
Durante a abertura dos trabalhos, em coletiva de imprensa ocorrida na sede do Conselho dos Corretores de Imóveis (Creci), o assessor institucional do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS), Evérton Borges, que é presidente do Grupo de Agentes Fiscais do Fórum, destacou a intenção de avaliar as estruturas de serviços de diferentes áreas para receber o turista. “Ao final faremos um relatório conjunto para que os problemas encontrados possam ser sanados a tempo de contribuir com que Porto Alegre receba a Copa do Mundo de forma adequada”, explicou. Também ressaltou, ainda, o objetivo de alertar a população aos canais de denúncia oferecidos pelos Conselhos. “A proteção do consumidor e a defesa da sociedade também são reflexo do trabalho dos Conselhos”, afirmou.
A expectativa, de acordo com Everton, é de que se alcancem pelos menos mil fiscalizações ao longo da semana. A previsão é que na próxima segunda-feira (7/04) seja divulgado o relatório final da ação. Por parte do CREA-RS, estiveram presentes pela manhã o gerente de Fiscalização, Eduardo Macedo, e o supervisor da Regional Metropolitana, Rogério Oliveira.
Confira matéria no Jornal do Almoço sobre a ação.
