
Porto Alegre recebe orientação e fiscalização para a Copa do Mundo

Créditos: Arquivo Fórum RS
Na próxima semana, entre 31 de março e 4 de abril, Porto Alegre recebe uma ação conjunta dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul. A iniciativa, inédita na cidade, é promovida pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do RS (Fórum-RS), que reúne mais de 20 entidades. Oferecer ao turista e à população da cidade a segurança necessária nos serviços prestados durante a Copa do Mundo, orientando e fiscalizando estabelecimentos que oferecerão atendimento no evento, constituem as metas da ação conjunta.
Serão fiscalizados diversos estabelecimentos, como bares, restaurantes, hotéis, de saúde, obras civis, entre outros empreendimentos. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (CREA-RS), juntamente com o Conselho Regional de Nutrição (CRN2), terão como foco os bares e restaurantes da Capital, em fiscalizações noturnas e diurnas. Por parte do CREA-RS, serão averiguadas as responsabilidades técnicas de profissionais e empresas legalmente habilitados pelos PPCI e demais laudos necessários às atividades desenvolvidas nestes locais.
A ação conjunta também objetiva esclarecer a população em geral sobre a importância das entidades profissionais (Conselhos e Ordens), em função que o objetivo primordial dessas instituições é orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício legal das profissões, garantindo a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.
Esta é a segunda ação conjunta realizada pelo Fórum-RS. A primeira ocorreu em Santa Maria, em novembro de 2013, na qual o Grupo de Agentes Fiscais (GAF) alcançou 201 estabelecimentos da cidade, entre indústrias, hospitais, farmácias, clínicas, academias, bibliotecas, escolas infantis, bares e restaurantes e órgãos públicosem duas dias de ação.
