
Conselho em Revista

Créditos: Arquivo CREA-RS
Na última edição de 2013, a publicação do CREA-RS, Conselho em Revista, destaca o protagonismo dos profissionais da área tecnológica. Na matéria de capa, aproveitamos o tema do XII Congresso Latino-Americano de Patologia da Construção e do XIV Congresso de Controle da Qualidade da Construção, “Patologia da Construção, uma especialidade, todas as disciplinas”, que aconteceu em Cartagena, na Colômbia, em outubro, para mostrar a importância das inspeções nas estruturas, além de ser fundamental saber identificar as falhas para as intervenções corretas, desde a fase de projeto, para adotar soluções preventivas, passando pela etapa de construção, até a criação de um plano de manutenção periódica.
Ao acompanharmos a Terceira Missão Técnica da Unisinos, a convite da universidade, verificamos o quanto o conhecimento técnico-científico dos profissionais da Engenharia brasileira é respeitado e valorizado, tornando como exemplo em alguns países, o que desmente o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, quando declara que “os jovens não saem bem formados da faculdade e os projetos são muito ruins. Os Engenheiros são ruins”.
Revisitamos a Semana de Engenharia e Agronomia (Soea), que aconteceu em setembro em Gramado, sob a organização do Conselho gaúcho, com recorde de público em todas as palestras técnicas. Ainda neste evento, vários profissionais gaúchos foram homenageados com a Medalha ao Mérito ou com a Inscrição no Livro Láurea ao Mérito, como foi o caso do Engenheiro Militar, nascido em Porto Alegre, Luiz Carlos Prestes, representado por sua filha, com Olga Benário, a historiadora Anita Leocádia Prestes.
Também palestrante da 70ª Soea, o Engenheiro Civil Luís Roberto Andrade Pontes conversa com a publicação sobre a Lei nº 8.666, que dispõe sobre as exigências do processo licitatório nos órgãos públicos. Respondendo às críticas a esta Lei, o Engenheiro afirma na entrevista que é um engodo acreditar que a 8.666 é complexa. “Querem desmoralizá-la para fazer valer a dispensa de licitação”, afirma.
Em Notícias do CREA, mostramos as novidades desta gestão, como o Projeto e-CREA, que trará novas funcionalidades e agilidades ao Sistema de Serviços On-line do Conselho, facilitando o trabalho dos profissionais. A Migração do atual Sistema Apolo para uma plataforma mais moderna teve início em fevereiro de 2013, com a abertura da licitação, e deve se estender até 2014, tendo à frente a empresa vencedora, a gaúcha DBC Company, com 18 anos no mercado. “Queremos ser referência nacional em termos de agilidade das informações, em termos tecnológicos”, adianta o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani.
Apresentamos também as novidades na área da Fiscalização. Além do incremento de 24,54% no número de empreendimentos vistoriados, de janeiro a outubro de 2013, totalizando 58.236 e gerando 11.500 notificações no mesmo período, foi criado um Portal de Inspetores, no sentido de fornecer ferramentas de gestão e facilitar a comunicação entre as instâncias da Fiscalização.
Também nesse período ocorreram o Encontro das Entidades de Classe e o Seminário das Inspetorias, marcados pelo debate e a troca de experiências entre os participantes. No XIII EESEC, em Gramado, foram eleitos os coordenadores estaduais do recém-criado Colégio de Entidades de Classe, que visa formular políticas de valorização, aperfeiçoamento e atualização profissional, assim como outras ações de interesse dos associados das Entidades de Classe registradas no CREA-RS. E na seção Memória, homenageamos os 40 anos da Free Way, a primeira autoestrada brasileira.
Boa leitura!
